Há um grande filme português entre as estreias da semana nos cinemas (27 de março – 2 de abril)
Três grandes filmes de autores aclamados estreiam nas salas portuguesas esta semana. O destaque vai para “On Falling”.
Há um grande filme português nas salas de cinema do país esta semana. Depois de um ótimo percurso pelos festivais internacionais e uma estreia no LEFFEST em Portugal no ano passado, o público português em geral pode agora ver “On Falling”, de Laura Carreira.
Entre outras grandes estreias da semana está um novo filme de ação com Jason Statham, “Um Trabalhador Implacável”. No entanto, destacamos aqui mais dois filmes, para além de “On Falling”, que mostram que o cinema internacional vindo de autores em ascenção está vivo e recomendável.
Descobre mais sobre estes filmes aqui, num vídeo que preparámos:
On Falling
“On Falling”, a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Laura Carreira, retrata a vida precária de Aurora, uma jovem portuguesa na Escócia, que trabalha como “picker” num armazém. Interpretada por Joana Santos, Aurora enfrenta assim a monotonia e a alienação de um emprego repetitivo e mal pago, vivendo isolada num apartamento partilhado.
O filme, produzido pela britânica Sixteen Films, e pela portuguesa Bro Cinema, explora temas como precariedade laboral e solidão. Laura Carreira realiza esta obra premiada, que combina influências do cinema social de Ken Loach com, sobretudo, uma visão pessoal de uma imigrante portuguesa.
Diamante Bruto
Liane, 19 anos, audaciosa e cheia de energia, é a protagonista deste filme. Ela mora com a mãe e a irmã mais nova sob o sol quente e empoeirado de Fréjus, no sul da França. Fascinada pela beleza e determinada a se tornar “alguém”, entra no mundo dos reality shows. Neles, vê a chance de conquistar amor e reconhecimento. O filme é assinado por Agathe Riedinger. Entretanto, no papel da protagonista, está a jovem atriz Malou Khebizi.
Misericórdia
“Misericórdia”, realizado por Alain Guiraudie, explora as complexidades do desejo, da culpa e da moralidade numa pequena aldeia francesa. A história segue Jérémie, um jovem que regressa a Saint-Martial para o funeral do seu antigo patrão, um padeiro, e decide prolongar a estadia na casa da viúva Martine. Isto começa como uma visita nostálgica, contudo transforma-se depois num plano sombrio, envolvendo um assassinato impulsivo e segredos reprimidos. Aqui, Guiraudie cria uma obra intensa, considerada o melhor filme de 2024 pela Cahiers du Cinéma.
Planeias explorar algum destes títulos nos cinemas?