Nova série sobre os perigos das redes sociais, com Vincent Heneine (Os Machões), chega à RTP2
A RTP2 continua a ser a casa das séries europeias por excelência. Depois de terminar na sexta-feira passada a história de “Justiça para Todos” (2015-, vários realizadores) com o telefilme “Prontos para férias na ilha” (2022, Bettina Bouju), o canal público volta agora com mais uma série: “Follow” (2023, Victoire d’Aboville, Sophie Dab e Florian Spitzer).
“Follow” é uma minissérie policial francesa de 6 episódios e que aborda os perigos das redes sociais nomeadamente questionando quem segue quem nas suas páginas.
Follow é a nova série diária da RTP2
A minissérie “Follow” chega à RTP2 já esta segunda-feira 28 de julho às 22h01. Esta obra de 2023 venceu o prémio de melhor série de 52 minutos no Festival de Ficção de La Rochelle, onde teve a sua estreia mundial em setembro desse ano.
“Follow” é, pois, uma criação original do canal de cabo francês 13ème Rue, produzida pela Bonne Pioche. A Bonne Pioche foi coprodutora, por exemplo, do filme “Mas Que Família é Esta?!” (2016, Gabriel Julien-Laferrière). Depois de ser exibida no canal em novembro/dezembro de 2023, a série já foi igualmente exibida no canal público francês France 2. Além disso, foi ainda exibida noutros países como Bélgica, Suíça, Luxemburgo ou Espanha.
Uma série atual
Em “Follow”, assistimos à história de Léna, uma jovem gestora de comunidades com 28 anos. Léna acabou de chegar ao departamento de comunicação da Esquadra de Polícia de Paris com o objetivo de modernizar a imagem da mesma. Enquanto isso, um assassino em série anda à solta.
Agathe Ruffin é a detetive encarregue de investigar este criminoso que utiliza as redes sociais para espicaçar a polícia ao partilhar fotografias dos crimes. É aí que entra Léna, especialista em redes sociais, que vai comunicar com o assassino num jogo muito perigoso.
Será que Léna vai ficar presa na teia deste assassino? A sua cada vez maior relação com o assassino fará com que os seus colegas a comecem a ver como uma suspeita…
Em entrevista ao jornal “Les Echos”, a criadora da série “Follow” Victoire d’Aboville referiu: “Penso que muita gente, sobretudo jovens mulheres, partilham demasiadas fotografias nas redes sociais e fornecem assim muitas informações a possíveis predadores.”
Victoire d’Aboville acrescentou ainda: “Essa exposição constante não é apenas perigosa para as pessoas, mas igualmente para a sociedade: o que será de nós se continuarmos a elevar o eu como um valor absoluto? Francamente, é assustador. Quero fazer o processo das redes sociais com esta série. E certamente com outras também porque é um formidável motor dramático.”
A saber, “Follow” conta no elenco com nomes como Marie Colomb (Léna Martinet), Marilyne Canto (Comissária Agathe Ruffin), Vincent Heneine (Samir Mebrouk), Oscar Copp (Arthur Chauvel), Aida Asgharzadeh (Maïa Pellat), entre outros.