Game of Thrones – (PS4) | Análise
Depois de um excelente trabalho a trazer The Walking Dead para os videojogos, chegou o momento da Telltale Games nos brindar com Game of Thrones.
|
Classificação [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’] |
A Telltale Games é famosa pelos enredos complexos e emocionais que cria, levando o jogador a tomar decisões impossíveis. Neste jogo entraremos no mundo de Westeros, iremos conviver com muitas das personagens mais famosas da saga e tomaremos decisões que nos farão viver ou morrer. Com quem estará a vossa lealdade?
Dividido em 6 episódios, iremos tomar o controlo de uma família do norte, leal aos Starks, e tentaremos sobreviver neste jogo de intrigas de bastidores em que o grande poder está em jogos políticos e influência. Começando pelo enredo, preparem-se para bons momentos, muitas surpresas, muitas reviravoltas e várias mortes. No entanto, este é, tal como os livros e a própria série de TV, um enredo lento.
Tal como se previa, o grande foco do jogo está nas nossas decisões. O jogo frequentemente encosta-nos entre a espada e a parede, levando-nos a tomar decisões nas quais percebemos que inimigos serão criados e poderemos ficar em perigo. Neste aspeto, é muito interessante vermos que mesmo as mais pequenas decisões podem fazer uma diferença enorme nos episódios finais e cada vez mais sentimos o peso da responsabilidade das nossas escolhas. Tal noção de que ninguém está a salvo é uma captação muito boa da saga que conhecemos. Iremos ver muitas mortes, e algumas serão provocadas pelas nossas decisões. O peso da responsabilidade é palpável. Sentimos o jogo, vivemos o medo das personagens e queremos que sobrevivam!
Claro que temos noção que um final feliz poderá não acontecer. No jogo de tronos, ou se ganha, ou se morre, e aqui a ideia é a mesma. O resultado final é termos noção que podemos acabar o jogo com histórias totalmente diferentes. No nosso caso, o jogo foi passado duas vezes do início ao fim com bastantes decisões diferentes, e acabámos por ter duas experiências únicas, com vários momentos a aparecerem num jogo e no outro não. Diálogos, mortes, revelações, num jogo aconteceram, noutro não. E assim percebemos como teve realmente peso o que escolhemos.
Infelizmente o jogo, ao expandir o seu universo de personagens, cria sub enredos mas alguns não estão ao nível do enredo principal. Esse, que é um dos grandes motivos da qualidade da saga, aqui não consegue atingir esse patamar, em que cada personagem, por mais secundária que seja, tem uma história interessante e que contribui para a história principal. No entanto, estas pequenas quebras na qualidade são poucas e rapidamente desaparecem graças a uma intensidade que se sente a cada minuto. Game of Thrones está muito bem adaptado quer a nível de narrativa, quer a nível visual.
Olhando um pouco para os gráficos, tal com a Telltale Games nos habituou, não teremos aqui um portento gráfico, nem perto disso. O design é importante e as personagens facilmente reconhecíveis, mas todo o foco está no enredo. Claro que os cenários estão bem criados, estão fieis ao que vemos na série e as personagens mais importantes dão um toque de proximidade com este mundo, mas não esperem grande detalhe gráfico em termos técnicos, porque não é esse o objetivo do jogo.
Sentimos pena por algumas das personagens mais importantes da saga não terem grande impacto, mas percebemos que este enredo foi feito para seguir de forma paralela com a história que conhecemos, e como tal não pode existir uma constante presença das nossas personagens favoritas.
Por fim, mencionamos o trabalho sonoro. Com um bom trabalho de vozes e uma banda sonora interessante, temos tudo para jogar este jogo como se fosse uma série de tv ou um livro.
Game of Thrones é um jogo muito forte emocionalmente. Dificilmente não tomarão algumas decisões que ponham em perigo os personagens que vão controlar. A história é boa, merece ser jogada e novamente jogada com novas decisões. uns podem dizer que se agarra demasiado aos trunfos dos livros, outros podem dizer que essa proximidade é o trunfo do jogo. O nosso veredíto é simples: Game of Thrones não é um portento gráfico nem de jogabilidade, mas a sua atmosfera, o peso das decisões no enredo e as personagens que conhecemos neste mundo fantástico de Westeros faz com que todos os fãs devam jogar este jogo.
São fãs de Jon Snow, Tyrion e companhia? Então este jogo deve entrar na vossa consola!
Pontos fortes:
- As nossas decisões alteram profundamente a história
- Ambiente de Westeros bem recriado
- Jogo de intrigas
- Componente sonora
Pontos fracos:
- Alguns sub enredos menos interessantes
Hardware usado pela MHD para teste de jogos:
PS4:
- PlayStation 4 Glacier White
- DualShock 4 White
- Razer Leviathan Sound System
PC:
- Headphones Razer Carcharias
- Keyboard Razer Epic Chroma
Luís Pinto