Gmail termina para para todas estas contas já nos próximos dias
É já nos próximos dias que milhões de utilizadores do Gmail vão ficar sem conta(s). Se tens contas inativas, então é melhor apressares-te!
A partir de 10 de março de 2025, milhões de contas do Gmail serão desativadas como parte de uma iniciativa do Google para melhorar a segurança e a eficiência dos seus serviços. Esta medida já anunciada de forma oficial irá afetar contas que permaneceram inativas por um período prolongado, visando reduzir riscos associados a contas abandonadas que podem ser alvo de atividades maliciosas.
A explicação é de fácil compreensão. Isto porque as contas não utilizadas frequentemente têm palavras-passe desatualizadas ou fracas, tornando-se alvos fáceis para hackers. Ao eliminar essas contas, o Google pretende proteger os utilizadores ativos e otimizar as ferramentas do sistema.
“A sua Conta Google não foi utilizada num período de dois anos. Se pretender mantê-la, inicie sessão na sua Conta Google antes de 10 de março de 2025. Para proteger a privacidade do utilizador e os dados da conta, a Google vai eliminar Contas Google que não são alvo de utilização.”
Como não perder a conta Gmail?
Assim, se não queres perder a tua conta de Gmail, basta acederes regularmente para demonstrar atividade. Aqui ficam algumas formas simples de manter a conta ativa:
- Iniciar sessão de forma regular no Gmail ou em qualquer serviço Google;
- Ler ou enviar um email: a interação com mensagens recebidas ou o envio de novas mensagens indica atividade;
- Utilizar serviços do universo Google, como o Google Drive ou o YouTube com essa conta;
- Manter atualizados o número de telemóvel e o e-mail de recuperação associados à sua conta.
Isto inclui não só o Gmail, mas também o Google Drive, Google Fotos e outros serviços associados. Se tens uma conta antiga que não usas, todos os emails, ficheiros, fotos e outros conteúdos poderão desaparecer para sempre. Os users nestas condições já começaram a receber notificações.
É importante destacar que contas com assinaturas ativas, como Google One, Google Workspace ou outras subscrições pagas, não estão em risco, mesmo que a atividade seja mínima. No entanto, é recomendável manter alguma atividade para garantir a continuidade dos serviços.
Tens alguma conta do Gmail nestas condições?