Google Gemini recebe a funcionalidade mais pedida pelos utilizadores
O Google Gemini já se tornou num dos chatbots de Inteligência Artificial mais populares da atualidade. No entanto, a liderança continua a ir para o ChatGPT da OpenAI que, nos últimos meses, tem vindo a revolucionar com a inovação tecnológica.
No entanto, a Google não se tem mantido parada, e tem procurado transformar a sua ferramenta em algo essencial para o consumidor. Assim, a empresa começou por integrar o Gemini em todos os seus serviços, como smartphones Android, Gmail e até Google Maps. Esta semana, a aplicação de navegação da Google recebeu uma nova atualização que trouxe uma funcionalidade muito importante para os condutores.
Agora, chegou a vez do Google Gemini receber a sua nova atualização, que promete facilitar a vida dos utilizadores. Há muito que os fãs do Gemini têm vindo a pedir uma forma para o chatbot poder utilizar os documentos nas suas pesquisas, algo que é agora uma realidade.
A nova pesquisa do Google Gemini

Segundo anunciado pela Google, o Gemini pode agora obter informação a partir dos ficheiros dos utilizadores durante as suas pesquisas de “deep research”. Esta ferramenta procura ser uma forma mais profunda para os utilizadores do chatbot realizarem relatórios de pesquisa mais detalhados e adequados às suas necessidades.
Assim, com a nova atualização, o Gemini passa a ter a capacidade de analisar os emails, ficheiros da drive e chats do utilizador. Desta forma, os relatórios obtidos tornam-se mais pessoais e personalizados.
Como funciona a nova ferramenta?

Este desenvolvimento foi concebido para ajudar profissionais a reduzir o encargo das tarefas diárias, melhorando assim a produtividade. Por fim, com esta atualização, as fontes do Gemini tornam-se mais fieis, permitindo um maior controlo dos resultados e precisão na informação obtida.
O chatbot começa agora por construir um breve plano de pesquisa, realizando vários pesquisas na internet e formando um relatório. Seguidamente, o resultado será transmitido via Google Doc ou um podcast gerado por AI.

