Crédito editorial: Ascannio / Shutterstock.com (ID: 1853061670)

Google lança finalmente a funcionalidade de Inteligência Artificial mais pedida pelos utilizadores do Gmail

A Google revelou novas e muito esperadas funcionalidades com inteligência artificial para Gmail, Docs e Vids no I/O 2025.

Durante a conferência Google I/O 2025, a gigante tecnológica revelou um conjunto de novas funcionalidades de IA no Workspace, com destaque para melhorias no Gmail, Google Docs e Google Vids. Assim, estas inovações prometem otimizar a produtividade e transformar a forma como os utilizadores criam, respondem e colaboram.

Lê Também:
Bancos lançam finalmente ferramenta muito pedida pelos clientes

Uma das grandes novidades é a introdução de respostas inteligentes personalizadas no Gmail. Esta funcionalidade permite redigir emails com sugestões contextuais, baseadas no histórico de mensagens e nos conteúdos do Google Drive. A Google afirma que “esta funcionalidade elimina a necessidade de pesquisar manualmente a caixa de entrada e os ficheiros”, sendo capaz de adaptar o tom da mensagem — formal ou informal — consoante o estilo do utilizador.


Novidades do Gmail não ficam por aqui

gmail mais espaço gratuito tamanho ficheiros
Crédito editorial: AP_FOOTAGE / Shutterstock.com /ID: 1842198412

Outra atualização relevante é a limpeza inteligente da caixa de entrada com Gemini. Os utilizadores poderão, por exemplo, dizer: “Eliminar todos os meus emails não lidos do X do ano passado” e o Gemini tratará do resto. Adicionalmente, o Gmail passa a oferecer uma funcionalidade para agendar reuniões com contactos fora da organização.

Lê Também:
Esta foi a única operadora portuguesa a não cobrar o dia do apagão

O Gemini deteta automaticamente a intenção de marcar um compromisso e propõe a partilha de horários disponíveis. Segundo a Google, esta funcionalidade “reduz o tempo e o esforço envolvidos na coordenação de agendas”. Todas estas funcionalidades no Gmail estarão disponíveis globalmente nos próximos meses.

No Google Docs, os utilizadores poderão agora ligar dados, plataformas e relatórios diretamente ao documento, garantindo que o Gemini utiliza apenas estas fontes ao sugerir conteúdos. “As sugestões tornam-se mais fiáveis e orientadas para o contexto”, explica a Google, sublinhando a utilidade da funcionalidade para documentos como planos de negócios ou resumos de investigação. Esta melhoria já se encontra disponível.


Mas há outras novas ferramentas

Google desaparece de dispositivos
Foto de
422737 no © Pixabay

O Google Vids, ferramenta de criação de vídeo da Google, recebeu um conjunto de melhorias significativas. A partir de agora, será possível converter Google Slides em vídeos completos, com a ajuda do Gemini a gerar guiões, locuções, animações e transições. Esta funcionalidade é ideal para transformar apresentações de vendas ou relatórios trimestrais em conteúdos audiovisuais profissionais. Estará disponível para todos nos próximos meses.

Lê Também:
X Pro 20 | Escova de dentes elétrica do futuro já está em Portugal

O Vids também incluirá uma nova funcionalidade de “corte de transcrição“, que remove automaticamente palavras de preenchimento como “um” ou “ah/eh”, e a ferramenta “equilibrar som“, que ajusta automaticamente o áudio ao longo de todo o vídeo. O equilíbrio de som ficará disponível em junho, enquanto o corte de transcrição será testado em breve no Google Labs.

Por fim, a Google revelou que os utilizadores do Workspace poderão criar imagens mais sofisticadas com o novo modelo de IA Imagen 4. Esta tecnologia estará integrada em Slides, Docs, Vids e outras ferramentas, permitindo gerar imagens de alta qualidade de forma intuitiva.

O que achas destas introduções da Google?


Loading poll ...

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *