Google Maps recebe funcionalidade muito importante para os condutores
O Google Maps é uma das ferramentas mais utilizadas do nosso país, juntando diversas funcionalidades importantes para guiar os condutores. No entanto, a aplicação ainda tem muito caminho pela frente e a Google continua a desenvolver novas ferramentas.
A competitividade nesta área é forte, com a Apple Maps e o Waze a tentar dominar o mercado. Porém, o Google Maps continua a demonstrar supremacia um pouco por todo o mundo, principalmente devido à inovação tecnológica.
Assim, com a emergência da Inteligência Artificial, o Google Maps tem vindo a mudar, principalmente com a integração do Gemini. O chatbot AI da Google já tem ajudado os condutores com as suas deslocações ao longos dos últimos meses, mas as acaba ir mais além com a recente atualização.
Gemini transforma o Google Maps

A mais recente atualização do Google Maps veio trazer novas ferramentas à integração do Gemini no serviço. Assim, os utilizadores da aplicação podem agora conversar com o Chatbot AI da Google, esclarecendo dúvidas sobre o percurso e pedindo informações detalhadas sobre pontos de interesse.
Assim, a nova ferramenta promete dar destaque a pontos de referência e negócios nas proximidades, permitindo aos utilizadores estarem sempre informados sobre o que se passa à sua volta.
Segundo Amanda Morre, diretora da GMaps, “Muitas vezes imaginámos a navegação com o Google Maps como sendo o seu copiloto omnisciente, dando-lhe exatamente a informação de que precisa quando precisa dela e eliminando o stress de ir de A a B”.
Outras ferramentas Inteligência Artificial da aplicação

Embora esta ferramenta faça parte do mais recente update da aplicação, esta não é a única utilidade da Inteligência Artificial no serviço de Mapas. A Google tem vindo a incluir gradualmente o Gemini em vários dos seus serviços, como Gmail, Google Calendar, entre outros.
Desde o ano passado que, no Google Maps, já se tornou possível utilizar a AI no Immersive View. A funcionalidade permite adquirir informações sobre atividades nas redondezas. Porém, a nova atualização torna a ferramenta muito mais detalhada e acessível, utilizando não só dados geográficos, mas também informações locais sobre os destinos ou negócios.
Assim, para aceder à nova ferramenta, os utilizadores podem recorrer ao botão Gemini no canto superior direito, ou dizer apenas “Hey Google”. Por fim, Vishal Dutta refere que a nova atualização procura “ligar os pontos entre as informações fiáveis da Web e as avaliações da comunidade do Google Maps. Mas também, todos os dados geoespaciais valiosos que o Google Maps possui”.

