Google muda por completo a forma como pesquisas na internet
A Google expande funcionalidades do AI Mode com vídeo em tempo real, uploads de PDFs e Canvas interativo. Assim sendo, a pesquisa vai mudar!
A Google anunciou uma série de novidades para o AI Mode. Assim sendo, integrará novas funcionalidades que prometem transformar a forma como os utilizadores interagem com a pesquisa, a organização de informação e o planeamento de tarefas.
Entre os principais destaques estão o suporte a vídeo em tempo real via Google Lens, uploads de ficheiros PDF, integração com o Canvas e melhorias no Chrome para desktop.
Quais são as mudanças que a Google vai fazer?
A IA Mode começará a aceitar o envio de imagens e documentos PDF diretamente na versão web do AI Mode, permitindo que os utilizadores coloquem questões detalhadas sobre os ficheiros enviados. O sistema analisará esses documentos em profundidade e cruzará as informações com conteúdos relevantes disponíveis online.
A funcionalidade já funciona com imagens em dispositivos móveis e será disponibilizada para todos os utilizadores da versão estável nas próximas semanas. A IA Mode também planeia incluir compatibilidade com mais tipos de ficheiros, incluindo aqueles armazenados no Google Drive.
O Canvas, já presente na aplicação Gemini, chega agora ao AI Mode para ajudar na organização de informação de forma dinâmica. Este novo recurso permite criar planos de estudo, itinerários de viagem ou qualquer outro tipo de projeto, com uma barra lateral interativa que atualiza os conteúdos ao longo de várias sessões.
O utilizador pode editar diretamente os textos gerados, selecionar trechos para fazer alterações e personalizar os resultados com informações provenientes dos seus próprios documentos, como apontamentos escolares ou programas de aulas.
Da mesma forma a Google aposta fortemente no Search Live com vídeo. Uma funcionalidade que permite aos utilizadores mostrar em tempo real ao AI Mode o que estão a visualizar no mundo físico.
Através da nova aba “Live” no redesenhado Google Lens, os utilizadores podem aceder a este modo em Android e iOS, com testes já a decorrer nos Estados Unidos (em Portugal ainda não há informações). Após o lançamento da pesquisa por voz, o vídeo em direto marca o próximo passo na evolução da pesquisa assistida por Inteligência Artificial.
O Google Chrome também tem mudanças
Por fim, o AI Mode será integrado também no Google Lens para desktop via Chrome. Ao clicar na barra de endereços, surge a opção “Perguntar ao Google sobre esta página”. Assim sendo, permite selecionar conteúdos específicos para análise com o habitual painel lateral da AI Overview. Em breve, estará disponível o botão “Explorar mais a fundo” para aprofundar temas diretamente com o AI Mode.
Ou seja, a estratégia da Google é tornar o AI Mode numa ferramenta multifuncional, focada na produtividade e no suporte contextualizado à pesquisa.
Qual é o teu motor de pesquisa favorito?