Google revela plano surpreendente para o futuro da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial tem estado no centro de todas as conversas tecnológicas desde a sua introdução ao mercado no final de 2022. Embora a OpenAI se tenha tornado pioneira nesta área, empresas como a Google, Apple e Microsoft, também já começam a dar passos valiosos.
Nos últimos meses, a Google tem investido fortemente no desenvolvido e expansão da tecnologia. Seja o Google Chrome, os smartphones Android ou o Gmail, são atualmente ferramentas que se tornaram sinónimas com Inteligência Artificial.
No entanto, um dos aspectos principais do investimento da empresa nesta nova tecnologia está relacionado com as pesquisas no motor de busca. Durante décadas a Google tem sido sinónimo de pesquisas na internet, introduzindo um dos mais rápidos e ricos motores de busca. Contudo, atualmente já não é possível fazer uma pesquisa sem que tenhamos a imediata resposta do Gemini AI.
Agora, a Google procura ir mais além, tentando estabelecer um futuro mais estável e seguro para a tecnologia de Inteligência Artificial.
O que é o Projecto Suncatcher?

Embora a sua popularidade e retorno financeiro sejam elevados, a Inteligência Artificial está limitada devido à grande exigência de recursos energéticos. Esse é um dos aspectos que levou à recém anunciada parceria entre a OpenAI e AWS. A empresa responsável pelo ChatGPT procura utilizar os servidores de cloud da Amazon, de forma a minimizar a pegada das operações da sua Inteligência Artificial.
Assim, seguindo o exemplo da OpenAI, mas de forma mais visionária e radicar, a Google está a desenvolver planos para salvaguardar o futuro da tecnologia. Segundo a empresa norte-americana, a Google está a preparar o lançamento de satélites capazes de armazenar AI Chips.
Conhecido como Projecto Suncatcher, este plano procura estabelecer assim um data center na órbita do Planeta Terra, autónomo e alimentado por painéis solares. Desta forma, a empresa procura combater o aumento constante das emissões causadas pelo uso da AI.
Inteligência Artificial além da Terra

Ao tornar-se realidade, o Projecto Suncatcher será uma revolução na forma como a tecnologia é desenvolvida. Este projeto abre espaço para a expansão infinita da AI, facilitando o desenvolvimento de novas ferramentas e aperfeiçoar os resultados obtidos.
No comunicado oficial, Travis Beals, diretor sénior da Google para os Paradigmas da Inteligência, refere que “No futuro, o espaço poderá ser o melhor local para escalar a computação de IA”. Embora o plano ainda esteja na fase conceptual, a Google prevê o lançamento dos primeiros satélites em meados de 2027.

