Investir? Truques simples para começar!
Investir não é um quebra-cabeças mas existem regras para se começar bem!
Muitas vezes não começamos a investir porque parece demasiado complexo, demasiado difícil e com termos que nem compreendemos. E a verdade é que sim, é complexo, difícil e requer tempo, mas depende do quanto queremos tentar ganhar. Existem estratégias simples, focadas em investimentos a longo prazo, que podem ajudar o nosso património a crescer sem um conhecimento enorme, e sem ser 100% como acontece nos jogos de azar que tanto gostamos em Portugal.
E no meio disto tudo, o que devem fazer os que querem começar a investir? Num dos maiores eventos em Portugal deste ano, mais de 20 palestrantes tiveram como desafio final dar um conselho ao público, e todos eles, acabaram por dar uma sugestão mais focada em mentalidade do que de conhecimento nos investimentos. E a verdade é que sem a mentalidade certa, o conhecimento não chega.
A mentalidade certa faz a diferença na carteira
A grande maioria das perdas na Bolsa estão ligadas a erros emocionais, quer seja porque compramos com emoção ou vendemos com emoção. Pelo meio, a falta de paciência ou de espírito de sacrifício, muitas vezes separa dos bons investidores dos maus. Acima de tudo, é perceber perceber as regras do jogo emocional, perceber que nada é garantido (muito menos os lucros), e que podemos começara investir mesmo com pouco dinheiro. Claro que ter uma segunda fonte de rendimento pode fazer a diferença nos primeiros anos, mas por vezes a nossa vida não o permite. Acima de tudo, temos de ser realistas, conhecermos a nossa carteira, as nossas possibilidades financeiras e que tipo de investidor queremos e podemos ser. Mais ou menos risco? Mais a curto ou alongo prazo? Tudo isto são perguntas importantes…
E depois, uma das decisões mais importantes, escolher a corretora (para comprarmos, por exemplo, ações e ETFs) e a exchange (para criptomoedas). E o ideal é serem plataformas reguladas na Europa, que nos dão um nível extra de transparência e segurança acima da média porque a União Europeia assim o exige, e ainda bem! Em Portugal existem algumas corretoras reguladas, como o caso da XTB (que até vos ajuda com a declaração de rendimentos para o IRS) e também exchanges como a Bybit, sendo que no caso das exchanges, a regulação é muito mais recente e são poucas as exchanges que a certificação. No caso da Bybit, podem ainda aproveitar o bónus de boas vindas para começarem logo a ter criptomoedas no vosso portfólio.
Resumindo, o conhecimento necessário é relativo, depende do investidor que queremos ser. Mas todos os investidores precisam de duas coisas: escolher boas corretoras e exchanges, e ter a mentalidade certa, porque apesar de o mercado subir e a longo prazo ser mais fácil valorizar a nossa carteira, a verdade é que investir tem riscos e devemos perceber como tentar diminuir um risco que nunca desaparece, tal como em nenhum outro tipo de investimento.
Queres saber mais sobre alguns aspetos da mentalidade que tens de ter? Então vê no nosso vídeo a seguir, tudo o que precisas de saber sobre os primeiros passos que tens de aceitar como essenciais!

