It: Welcome to Derry – Primeiras Impressões
Todo o universo de “Derry” tem origem nas obras de Stephen King. Em 2017 saiu o primeiro filme, “It” e em 2019 “It: Chapter Two” continuou a história da figura maligna de Pennywise, que se alimenta de crianças após as atormentar.
A nova série “It: Welcome to Derry” estreou a 26 de outubro na HBO Max é uma prequela dos filmes. Assim, transporta-nos ate 1962, à cidade de Derry, onde vamos conhecer as origens do icónico palhaço Pennywise, interpretado novamente por Bill Skarsgard.
A história começa com uma criança, que desaparece em circunstâncias misteriosas e aterradoras. Ao mesmo tempo que vemos os seus amigos procurá-lo, conhecemos um novo militar que está a chegar à cidade para uma missão secreta. A partir daí, desencadeia-se uma sequência de acontecimentos sinistros que estão ligados à figura de Pennywise.
A narrativa melhorada
Em “It” conhecemos a maldade de Pennywise, mas em “Welcome To Derry” conhecemos a sua origem. Assim, a narrativa desta série consegue ter um maior desenvolvimento do que nos filmes, por ter mais personagens e mais informação para trabalhar.
Passando-se 27 antes do primeiro filme, estamos nos anos 60 na altura da Guerra Fria. Parte do interesse da série é perceber como misturam a ficção com a história. Nos primeiros episódios percebemos que está a acontecer uma investigação militar dentro da base em “Derry” e começamos a desvendar a origem de Pennywise, que está relacionada com esta investigação.
Simultaneamente e, tal como nos filmes, conhecemos um grupo de crianças, underdogs, que sofrem de bullying e que começam a ser atormentados por acontecimentos e visões macabras.
Confesso que não sou a maior fã do tipo de terror que a saga “It” utiliza. Considero um bocadinho silly, com demasiado uso de CGI, o que por vezes causa mais risos do que medo. Contudo, adoro os momentos em que utilizam o terror psicológico e, também por isso, a narrativa cuidada e elaborada é importante para o meu interesse pelo que vai acontecer na série.
Pennywise volta a atormentar crianças

Gosto sempre muito de séries e filmes que envolvem grupos de crianças como personagens principais, como é o caso de “Stand By Me”, “Stranger Things” ou “The Haunting of Hill House”.
Isto porque os atores jovens são sempre muito genuínos e as suas emoções, principalmente no que toca a terror, são sempre muito fortes e credíveis. O elenco de “It: Welcome to Derry” conta com Clara Stack, Jake Gosden, Jack Molloy Legault, Mikkal Karim-Fidler, Matilda Lawler, Amanda Christine e Blake Cameron James, como talento juvenil.
Nesse sentido a série faz lembrar “Stranger Things”, de que todos temos saudades e que regressa já este mês. Tem o mesmo feeling de small town e aquele conjunto de underdogs que se junta por um objetivo ou medo comum. Contudo são séries com temáticas muito distintas.
Claro que todos aguardamos pelo regresso de Bill Skarsgard como Pennywise, mas não será para já. A terrorífica personagem só toma a sua conhecida forma de palhaço a meio da temporada.
Até lá, vemos os seus tormentos de outra forma. A temporada começa de forma impactante, com o que acontece a vários jovens da cidade. Tem plot twists corajosos e inesperados, que são um choque para o espectador que começa a empatizar com aquelas personagens desde o início.

