©LG

Lavar Roupa e poupar com AI é possível?

A nova LG com cérebro AI DD promete facilitar a nossa vida. Mas vale a pena?

À primeira vista, a LG F4X9009TWCE pode parecer apenas uma máquina de lavar roupa branca, elegante e moderna. Contudo, sob o seu exterior tradicional “Blue White”, esconde-se uma das tecnologias de lavagem mais avançadas do mercado atual. Com capacidade para 9kg e uma eficiência energética de topo, esta máquina promete não apenas lavar a roupa, mas “entender” o que está a lavar, tudo graças a Inteligência Artificial.

Pub

O grande diferencial da F4X9009TWCE não é o motor, é a inteligência. A tecnologia AI DD (Artificial Intelligence Direct Drive) representa uma evolução face às máquinas convencionais. Enquanto uma máquina normal ajusta a água e o tempo baseando-se apenas no peso da roupa, a F4X9009TWCE utiliza sensores para detetar também a suavidade e a textura do tecido.

Como funciona? A máquina cruza os dados recolhidos (peso + tipo de tecido) com uma base de dados de mais de 20.000 padrões de lavagem acumulados pela LG. Na prática, se colocar uma carga mista de algodões e peças delicadas, a máquina ajusta os movimentos do tambor automaticamente. Em vez de rodar agressivamente, pode optar por movimentos de balanço ou filtragem. Mas afinal o que muda? A promessa da marca é de 18% maior proteção dos tecidos, o que significa que as suas roupas favoritas mantêm a forma e a cor por muito mais tempo. Claro que isso não é fácil de testar em pouco tempo, mas nota-se que a LG está a usar AI para dar algo de valor aos clientes, e provavelmente a máquina até terá atualizações no futuro.

Pub Ad Banner

Inteligência Artificial a poupar na carteira e no tempo

Num mundo onde o tempo é escasso, a funcionalidade TurboWash 360˚ é, possivelmente, a característica que mais vai usar no dia a dia.  Ao contrário dos programas rápidos antigos (que lavavam mal em 15 minutos), esta tecnologia permite lavar uma meia carga completa em apenas 39 minutos, com desempenho máximo de limpeza. A verdade é que testei, e gostei do resultado. Isto é possível graças a 4 jatos 3D (multi-spray) posicionados no interior do tambor, que disparam água e detergente em todas as direções, penetrando as fibras mais facilmente e acelerando o enxaguamento.

Lê Também:
OpenIA vai dar tudo para criar a melhor versão do ChatGPT

A isto juntam-se outras funcionalidades que a LG tem vindo a melhorar, como o Steam+ para famílias com crianças, pessoas com alergias ou peles sensíveis, a tecnologia de vapor Steam+ é um argumento interessante e que pode ajudar porque elimina 99,9% dos alergénios, como ácaros e pó, que causam problemas respiratórios. Pelo meio, também temos menos vincos porque o vapor usado no final do ciclo,  relaxa as fibras do tecido, resultando em 30% menos vincos (valores indicados pela LG). Isto facilita drasticamente a tarefa de engomar (e em alguns tecidos, dispensa-a totalmente).

Pub

Pelo meio, a AI vai analisando tudo numa máquina que tem um design interessante com porta em vidro temperado e um tambor em Aço Inoxidável para menos bactérias. Por fim, salientar uma parte importante: é que um dos resultados que mais nos interessa é a eficiência energética. Se temos tanta tecnologia, o quanto nos poupa no bolsa? Com Classe Energética A a LG posiciona-se onde queremos.

Mas, vamos deixara parte da poupança e vamos falar de funcionalidades, novamente. Sendo uma máquina com IA, a conectividade Wi-Fi é nativa e essencial para ir melhorando ao longo do tempo. Através da app LG ThinQ, o utilizador ganha controlo total: Pode iniciar ciclos remotamente (útil para encontrar a roupa lavada assim que chega a casa), recebe notificações quando o ciclo termina e pode descarregar novos ciclos específicos (ex: Roupa de Bebé, Fatos de Banho, Ginásio). Pelo meio, podemos falar com assistentes de voz (Alexa e Google Assistant) para controlarmos tudo, e tendo em conta que o foco é analisar a parte de AI destes produtos, estes toques são sempre importantes.

Pub

A LG F4X9009TWCE é uma máquina robusta que combina o visual clássico e limpo com a tecnologia de ponta da inteligência artificial. Aliás, a LG já tinha feito algo ainda melhor com o seu novo frigorífico, que analisámos, e que é o mais eficiente do mercado.

Lê Também:
OpenIA vai dar tudo para criar a melhor versão do ChatGPT

A ideia aqui é termos uma máquina que para além de lavar, cuida e poupa energia, água e tempo. Vale a pena? Provavelmente, principalmente a longo prazo, porque a poupança irá notar-se. Depois é simplesmente uma questão de irmos usando cada vez mais estas funcionalidades de AI que começam a estar em todo o lado.

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *