As melhores e piores operadoras móveis face ao apagão
O apagão desta segunda-feira revelou fragilidades na rede móvel nacional, mas qual foi a operadora que melhor serviu os seus clientes?
O dia 28 de abril de 2025 foi um verdadeiro pesadelo para milhares de pessoas, que viram o país cair na total escuridão. Foi por volta das 11h30 que grande Portugal e Espanha se viram alvo de um misterioso apagão geral que viria a durar mais de 10 horas.
Até ao momento o motivo que levou a esta falha de energia permanece um mistério, com várias opções levantadas pelas autoridades. Contudo, os Governos de Portugal e Espanha asseguram que não se tratou de um ciberataque como inicialmente se sugeriu.
Embora a grande preocupação das autoridades fosse os hospitais sem energia e o transito sem controlo, a população via-se à luta com as comunicações. No entanto, o problema viria a agravar-se em todo o país, quando a meio da tarde começaram a notar-se falhas nas telecomunicações, que se alastraram a diversas operadoras.
Quais as melhores operadoras móveis durante o apagão?
A MEO, NOS e Vodafone estiveram entre as primeiras operadoras móveis a relatar problemas no serviço, levando à ativação imediata de planos de contenção. Assim, com os planos em vigor, as operadoras viram-se forçadas a limitar o acesso dos consumidores comuns à rede, de modo a assegurar a comunicação das autoridades e serviços de emergência.
A MEO conseguiu manter algum nível de atividade, enquanto que operadoras como a NOS e Vodafone viram o seu serviço inacessível ao longo de toda a tarde e inicio da noite. No entanto, a Digi parece ter sido a mais afetada, levando a uma perda de serviço que continua a afetar vários utilizadores. Embora a luz já tenha regressado, muitos utilizadores da Digi continuam a relatar falhas no serviço.
Em fóruns como o Reddit, os utilizadores nacionais comentaram a sua experiência. Muitos consumidores relataram a perda total de serviço por volta das 15h na Vodafone e NOS, com o seu regresso pelas 21h/22h. Porém, há ainda relatos de falhas esporádicas da MEO entre as 11h30 e 15h, que se repetiram brevemente durante a tarde, até à queda total pelas 18h.
Por fim, é importante realçar que estas falhas das operadoras afetaram não só consumidores em território nacional, mas também um pouco por todo o mundo. Noutra publicação, há ainda relatos de utilizadores de cartões SIM nacionais que ficaram incontactáveis em países como a Nova Zelândia, Itália, Suécia e Noruega.
Qual foi a tua experiência com operadoras móveis nacionais durante o apagão.