Microsoft alerta para nova fraude sofisticada
Uma nova vaga de ataques ameaça utilizadores do Microsoft. Os especialistas recomendam utilizar uma palavra-passe forte.
A segurança digital volta a estar em risco com a proliferação de novas técnicas de ataque que comprometem contas protegidas por autenticação multifator (MFA). A Microsoft já tinha alertado para a fragilidade das palavras-passe tradicionais e reforçado a necessidade da adoção de passkeys, associadas a dispositivos físicos, como medida de proteção mais robusta. Agora, novos métodos de ataque demonstram que até os sistemas de MFA mais comuns estão sob ameaça.
O mais recente alerta surge após a descoberta de um ataque denominado “SessionShark O365 2FA/MFA”, que tem como alvo utilizadores do Microsoft Office 365. Desenvolvido como um kit de phishing do tipo adversário-no-meio (AiTM), o SessionShark é capaz de roubar tokens de sessão válidos, permitindo que atacantes contornem a proteção de dois fatores. Apesar de apresentado de forma irónica como ferramenta educativa, o kit já circula entre cibercriminosos e potencia novas campanhas de phishing.
Microsoft aconselha utilizadores a usarem passwords fortes
Segundo a equipa de segurança da SlashNext, o ataque consegue replicar com elevada precisão as interfaces de login da Microsoft. O utilizador é levado a acreditar que está a interagir com uma página legítima, aumentando drasticamente o sucesso na recolha de credenciais de acesso.
Este ataque surge na sequência de outro método já identificado, conhecido como “ClickFix”. Ou seja, utiliza pop-ups fraudulentos para induzir os utilizadores a copiar e executar scripts maliciosos nos seus computadores Windows. Assim sendo, de acordo com a ProofPoint, estes ataques intensificaram-se tanto em campanhas de crime cibernético como de espionagem. Ou seja, resultando frequentemente na instalação de malware ou mesmo no controlo remoto dos dispositivos.
A Volexity alerta ainda para uma técnica onde os atacantes persuadem as vítimas a partilhar códigos OAuth, que contêm tokens de autenticação de múltiplos fatores, permitindo o acesso direto às contas de Microsoft 365.
Assim, dado este cenário, os especialistas insistem que se deve abandonar o uso de palavras-passe tradicionais e códigos enviados por SMS, considerados vulneráveis a ataques. O recurso a passkeys e a adoção de boas práticas, como aceder às contas apenas através dos métodos habituais e nunca por links recebidos em emails ou mensagens, tornam-se agora fundamentais.
Já tiveste problemas semelhantes?