© Natalia Corcobado Pinilla via Wikimedia Commons (CC BY 2.0)

Milhares de clientes furiosos depois da última fatura da Galp

A implementação de um novo sistema informático de contratação e faturação na Galp Energia está a causar sérios constrangimentos a milhares de clientes em Portugal. Durante vários meses, consumidores ficaram sem receber qualquer fatura e, mais tarde, confrontaram-se com cobranças muito elevadas num único pagamento.

A situação foi tornada pública esta semana e tem gerado um volume crescente de reclamações no Portal da Queixa e noutras plataformas de defesa do consumidor.

Pub
Lê Também:
Avatar: Fogo e Cinzas traz os melhores baldes de pipocas de sempre a Portugal

Quando é que começaram os problemas?

Cartão de Crédito Multibanco compras
Imagem de MBatty por Pixabay (ID: 2570939)

De acordo com a Galp, os problemas surgiram na sequência da migração para um novo sistema informático, utilizado para a gestão de contratos e faturação. Embora a empresa admita que alguns clientes ficaram temporariamente sem faturação, garante que a maioria das situações já se encontra regularizada.

Ainda assim, cerca de 5% dos casos permanecem por resolver. A empresa energética reconhece que os constrangimentos se concentraram sobretudo entre os meses de setembro e outubro, mas não revelou o número total de consumidores afetados. Entretanto, a ausência de dados concretos e de um calendário claro para a normalização total da situação tem alimentado e aumentado a insatisfação dos clientes.

Pub Ad Banner

Quais são os valores apresentados?

Entre as queixas mais frequentes estão os casos de clientes com faturação mensal e débito direto ativo que deixaram de receber faturas durante vários meses consecutivos. Assim sendo, quando a faturação foi retomada, os valores surgiram acumulados numa única cobrança.

Consequentemente, muitos consumidores foram surpreendidos com faturas de centenas de euros, situação considerada injusta por resultar de falhas técnicas alheias à sua responsabilidade. Em alguns relatos, os valores ultrapassam os 500 euros, criando dificuldades financeiras inesperadas. Além disso, vários clientes afirmam que escolheram a Galp com base em simulações de preços mais vantajosos, pelo que ponderam agora mudar de fornecedor face à quebra de confiança.

Pub

O que vai fazer a Galp?

Para mitigar o impacto das cobranças elevadas, a Galp assegura ter disponibilizado planos de pagamento faseado, previstos na regulamentação do setor energético. Paralelamente, a empresa refere ter atribuído vouchers como medida adicional de compensação.

No entanto, a energética não revelou quantos clientes recorreram efetivamente a estas soluções, nem apresentou um prazo concreto para a resolução total dos problemas de faturação. Para além das falhas na faturação, multiplicam-se as críticas ao serviço de apoio ao cliente da Galp. Muitos consumidores relatam dificuldades em obter resposta através das linhas telefónicas, longos tempos de espera e pedidos que permanecem sem solução durante semanas.

Pub
Lê Também:
Estes são os melhores formatos para ver Avatar: Fogo e Cinzas em Portugal

Simultaneamente, surgem queixas relacionadas com erros nos contratos disponíveis na aplicação Mundo Galp. Além disso também com a perda de acesso a faturas antigas após a atualização da plataforma digital.

Enquanto isso, as entidades de defesa do consumidor continuam a acompanhar a situação, recomendando que os clientes afetados registem formalmente as suas reclamações e solicitem planos de pagamento ajustados à sua capacidade financeira.

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *