© Lucasfilm (Editado por Vitor Carvalho, © MHD)

Este mistério de Star Wars sobre Yoda demorou 45 anos a ser revelado

Nem sempre o que é simples precisa de explicação… mas quando se trata de Star Wars, até a gramática pode ser uma revolução.

Desde que a primeira trilogia de “Star Wars” aterrou nos cinemas, há décadas, que os fãs se debruçam sobre os seus mistérios. Alguns persistem, outros são resolvidos com o tempo, e há aqueles que, quando finalmente desvendados, nos fazem pensar: “Como é que não reparei nisto antes?”. Assim, hoje, falamos de um desses casos — um detalhe linguístico que moldou uma das personagens mais icónicas da saga.

Lê Também:
Thunderbolts | A estreia da Marvel com Florence Pugh já é o filme mais visto em Portugal

 George Lucas explica o dialeto de Yoda

Star Wars Yoda
© Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

Durante uma exibição especial de “O Império Contra-Ataca” por ocasião do seu 45.º aniversário, George Lucas resolveu um dos enigmas mais duradouros da cultura Star Wars: Porque é que Yoda fala de forma tão peculiar? A resposta, como muitas das genialidades de Lucas, é ao mesmo tempo simples e brilhante.

“Se ele falasse inglês normal, as pessoas não prestariam tanta atenção”, confessou Lucas à Variety. “Mas se tivesse um sotaque, ou se fosse difícil de entender, as pessoas concentravam-se no que ele dizia. Ele era, basicamente, o filósofo do filme. Tive de arranjar uma forma de fazer com que as pessoas ouvissem — especialmente os miúdos de 12 anos.”

E, convenhamos, funcionou. Assim, Yoda não só se tornou uma das personagens mais citadas da saga como a sua estrutura de frases — frequentemente invertida — se transformou numa marca registada de Star Wars. Quem é que nunca citou um “Do or do not. There is no try” (Tradução: “Fazes ou não fazes. Tentar não existe.”)? A estratégia de Lucas garantiu inegavelmente que cada palavra de Yoda fosse analisada, memorizada e, claro, repetida até à exaustão.

Lê Também:
Thunderbolts, a Crítica | Chamem os suplentes, os Vingadores foram de férias

O impacto cultural de falar estranho

Yoda
© Lucasfilm Ltd. & TM. All Rights Reserved.

A fala de Yoda não foi inegavelmente apenas um truque narrativo; tornou-se um fenómeno linguístico. Nas redes sociais, os fãs reagiram com entusiasmo à explicação de Lucas. “Faz sentido, isto faz”, brincou um utilizador, imitando o Mestre Jedi. Outros destacaram como a inversão sintática reforçava a sabedoria de Yoda, dando peso às suas palavras.

Curiosamente, há um momento em que Yoda não fala assim: nas suas últimas palavras a Luke Skywalker em “Star Wars: Os Últimos Jedi“. “Luke… nós somos aquilo que eles ultrapassam. Esse é o verdadeiro fardo de todos os mestres.” Assim, a frase tem uma estrutura normal, o que não é por acaso. Como um fã apontou, “É a lição final. Luke já não é um aprendiz.” Até na gramática, há significado.

E assim se resolve mais um mistério de Star Wars. Ou, como diria Yoda: “Descoberta, esta foi. Questionar mais, não precisas.”

E tu, já tinhas reparado neste pormenor? Deixa nos comentários a tua citação favorita do Yoda ou partilha outra teoria da saga que ainda não foi explicada!


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *