Netflix: Squid Game T2 adorada pela crítica mas arrasada pelo público
“Squid Game” foi uma das séries mais vistas da Netflix mas o seu regresso não está a conquistar os fãs, apesar da crítica ter aprovado.
Sumário:
- A segunda temporada de “Squid Game” chegou à Netflix este mês e já está a dividir crítica e audiência;
- A crítica aplaude o desenvolvimento das personagens e uma ação mais intensa, dando-lhe 86% no Rotten Tomatoes;
- Já o público deixou 63%, uma queda grande relativamente à primeira temporada, reclamando da falta de foco nos jogos e mostrando descontentamento por uma narrativa que poderia ter terminado aqui.
Criada e escrita por Hwang Dong-hyuk, “Squid Game” estreou 2021 e rapidamente se tornou um fenómeno na Netflix. Foi a primeira série coreana a conseguir a liderança no Top 10 das mais vistas em todo o mundo, conquistando o lugar de topo em 94 países, incluindo Portugal.
A história segue a vida difícil de Seong Gi-hun (Lee Jung-jae), um pai divorciado. Ele é o patriarca de uma família empobrecida da Coreia do Sul, situação agravada por um vício pelo jogo que o deixa em maus lençóis com a máfia.
Um dia, um estranho convida-o a participar num jogo conhecido como o “Squid Game”, no qual o vencedor recebe milhões de Won. Aliciado pela oferta, Seong Gi-hun aceita o convite mas depressa percebe que isto foi um erro pois o tal “Squid Game” irá obrigá-lo a lutar pela sobrevivência, literalmente.
A segunda temporada estreou na Netflix a 26 de dezembro e já está a reconquistar o seu lugar de série mais vista a nível mundial. Contudo, apesar da crítica estar encantada, os fãs não parecem tão contentes e essa divisão é acentuada em plataformas como o Rotten Tomatoes e o Reddit.
O que diz a crítica do Rotten Tomatoes sobre “Squid Game T2”?
90% foi quanto a primeira temporada de “Squid Game” conseguiu aquando da estreia em 2021. Os novos episódios podem não surpreender tanto mas valeram ao segundo capítulo 86%, ao momento deste artigo.
Michael Ordoña do San Francisco Chronicles escreve: “A segunda temporada é inteligente, provocadora, e perturbadora. Aprofunda as personagens, melhora a ação e move a história para a frente enquanto mantém o absurdo negro da primeira temporada”.
Já Melanie McFarland do Salon refere: “Desta vez, o Hwang não perde muito tempo nos jogos em si, aprofundando-se no psicológico que leva estas pessoas desesperadas a arriscarem a própria vida em troca de dinheiro fácil”.
O que diz o público sobre a nova temporada?
Quanto a audiência, a queda foi significativa, de 74% na primeira temporada para 63%. Existem críticas ao facto de “Squid Game” se focar demasiado no diálogo, não oferecendo tanto destaque aos jogos, algo que na altura fora comparado a universos como o de “Battle Royale”.
Infelizmente, muitos dos comentários retratam também uma sociedade atual onde algumas pessoas se preocupam com “não assuntos”. Por exemplo, uma das notas de meia estrela (0.5/5), é justificada por uma personagem que quer ganhar o dinheiro por motivos da sua identidade de género, ou seja, reduzindo toda a história a um momento específico.
Existem, no entanto, outros comentários mais críticos: “O andamento é estranho. O suspense e encanto da primeira temporada não está lá, e é muito previsível. Se viste o trailer, então sabes o principal da história. Fica a ideia de que temos apenas acesso a metade da história. Deixou espaço para a terceira temporada, e vemos algum desenvolvimento das personagens, mas é tudo o que posso dizer”, escreve o utilizador Nick G.
No Reddit, as opiniões dividem-se também mas existem inúmeros tópicos que demonstram algum descontentamento ou desapontamento geral, incluindo “O Squid Game é um lixo” ou “Squid Game é desapontante”. Esta divisão poderá ser justificada pelo facto das pessoas procurarem uma série centrada em jogos mortais, não esperando o tom narrativo profundo que acabaram por receber. Ou talvez, preferissem aqui o final da série, em vez de mais um final aberto que nos prepara para a terceira temporada.
E tu? Já começaste a ver os novos episódio de “Squid Game”? Qual a tua opinião?