Nova série com Óscar Casas (Águia Vermelha) está prestes a chegar à RTP2
A RTP2 continua a surpreendermos com muitas novidades na sua programação para este início de 2026. Assim, vai chegar muito em breve ao canal público uma nova série inspirada numa história verídica: “O Grande Salto” (2025, José Rodríguez).
Esta nova minissérie de 5 episódios tem o desporto no centro da sua narrativa ao abordar a história do campeão olímpico Gervasio Deferr.
Qual a narrativa de O Grande Salto?

“O Grande Salto” conta a história do ginasta espanhol Gervasio Deferr inspirando-se na autobiografia homónima do atleta. A história da série é contada entre duas linhas temporais. A saber: o passado enquanto esteve nos Jogos Olímpicos e o presente onde a hospitalização da sua mãe o deixou numa grande crise pessoal.
Gervasio Deferr (aqui interpretado por Óscar Casas) conquistou para a Espanha duas medalhas de ouro olímpicas no salto nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 e nos J.O. de Atenas em 2004. Posteriormente, ainda conquistou uma medalha de prata no solo em 2008 nos J.O. de Pequim.
O atleta tem uma personalidade muito vincada e exigente e acabou por entrar numa espiral de autodestruição e recaídas com estupefacientes, álcool e outros excessos, ao não conseguir lidar com o equilíbrio entre o sucesso e o fracasso. Este seu estado levou-o a afastar-se da família e amigos e, por fim, a abandonar as competições desportivas.
“O Grande Salto” demonstra, assim, uma dualidade entre uma história de sucesso e um lado mais sombrio e auto-destrutivo.
Quando estreia a série na RTP2?
Filmada em diversos locais de Barcelona, “O Grande Salto” vai estrear na RTP2 já na próxima sexta-feira 9 de janeiro às 22h. Esta nova obra substitui, assim, a minissérie “Cativa” (2024, David Leon) que tem apenas 4 episódios.
Óscar Casas, o protagonista da série é conhecido, por exemplo, por ter participado igualmente na série exibida pela SIC “Águia Vermelha” (2009-16, Juan Carlos Cueto, Daniel Écija e Pilar Nadal) no papel de Gabi ou no filme “O Orfanato” (2007, J.A. Bayona) onde desempenhou o papel de Tomás. Além dele, fazem igualmente parte do elenco nomes como Alfons Nieto – de “O Cuco de Cristal” (2025, Laura Alvea e Juan Miguel del Castillo) e “Elite” (2018-24, Darío Madrona e Carlos Montero) – (Pablo), Greta Fernández (Ainhara), Bea Segura (Sofía), Fran Berenguer (Victor Cano), Pep Ambròs (Selecionador nacional), Christian Checa (Andreu), Olivia Baglivi (María), Nausicaa Bonnín (Sara), entre outros.
Em Espanha, “O Grande Salto” é uma série original da plataforma de streaming Atresplayer, tendo sido disponibilizada em junho passado no catálogo. Portugal é o segundo país a receber a série.
O que dizem os criadores da série?

O realizador de “O Grande Salto” Roger Gual afirmou: “É o melhor trabalho do Óscar Casas, e provavelmente um dos papéis do ano, porque a sua transformação é radical”.
Para o ator, a sua personagem “(…) tem uma voz super particular. Eu disse: ‘Preciso de ser fiel àquela voz jovem.’ Como adulto, é a mesma voz, mas mais rouca, mais quebrada. Trabalhei muito com a Isabel Pastor nisso. Nunca tinha feito trabalho vocal antes, e é verdade que, a partir daí, comecei a descobrir mais coisas. Aquela voz combina com um certo tipo físico, e quando ele era jovem, principalmente, tinha uma qualidade muito de ginasta, muito projetada para a frente, muito bloqueada, muito mascarada.”
Por fim, a diretora de ficção da Atresmedia Montse García referiu: “Não queríamos apenas contar a história de vida deste grande atleta, mas também os lados positivos e negativos da sua vida privada.“

