O Cinema vai acabar? Fomos testar a ideia!
Têm sido semanas intensas para o cinema. Mas estará a nova Era da tecnologia a acabar com a ida ao grande ecrã?
O fim de ano está a chegar e muito se tem falado do declínio do Cinema. Será verdade? Por um lado, temos grandes filmes com receitas fantásticas. Zootropolis 2 bateu recordes em todo o mundo e Avatar 3 tem levados os portugueses às salas de cinema. A experiência continua a ser única mas, por outro lado, vemos como o dinheiro está a mudar-se para outras paragens. A Netflix está prestes a comprar a Warner Bros, o que seria impensável há uns dez anos… o gigante do streaming a comprar o gigante do cinema? A juntar a isto vemos a Disney a investir mil milhões de dólares na OpenAI, numa clara demonstração de abraçar a Inteligência Artificial. No entanto, voltamos a afirmar, a experiência do cinema é única…
Mas poderá a tecnologia chegar à nossa casa com a qualidade suficiente para nos deixar no sofá para a maioria dos filmes e levar-nos ao cinema apenas para aqueles grandes filmes que queremos “sentir”?
Ter um cinema em casa já é possível?
Sim, é verdade que a tecnologia permite-nos agora gastar menos dinheiro para termos acesso a milhares de filmes por mês num serviço de streaming do que em dois bilhetes de cinema. O que a estatística nos diz, é que as pessoas preferem quantidade do que qualidade para as atividades do dia a dia, como ver uma série ou um filme em casa depois de um dia de trabalho. Com o cinema a ser mais caro (para um casal) do que uma mensalidade num serviço de streaming, para onde vai o cinema? Por outro lado, quanto temos de gastar para termos a imagem e o som na nossa sala com a mesma qualidade de um cinema? Voltando a olhar para os números, os grandes filmes continuam a ter excelentes resultados de bilheteira, o que quer dizer que as pessoas, quando adoram certos filmes, querem ver no cinema e querem ver o mais rápido possível!
No entanto, é preciso testar se realmente conseguimos ter um cinema em casa. E aqui, confesso, não fizemos por menos. Pedimos à Samsung Portugal a sua melhor Televisão, a Samsung QLED QN990f, uma poderosa televisão com resolução 8K. Será uma TV de 65, 75 ou 85 polegadas capaz de me levar para um mundo distante tal como o cinema faz? Será que a tecnologia Free Glare realmente faz a diferença? A resposta é sim, mas para saberem mais sobre esta TV, o melhor é verem o nosso vídeo onde analisamos a televisão, aqui.
O que temos nesta Televisão? Uma das melhores imagens alguma vez feitas para uma TV doméstica. A isto junta-se uma qualidade de som de um nível muito elevado e que nos ajuda a criar um ambiente já muito interessante e que raramente as TVs conseguem. E claro, para quem quiser jogar, preparem-se para uma performance que apenas alguns monitores conseguem alcançar (e isto foi uma grande surpresa!).
Sim, a Netflix é um monstro incontornável e o seu foco é o streaming. Sim, a compra da WarnerBros, caso aconteça, mudará, mesmo que lentamente, o mundo do entretenimento. É para aqui que o dinheiro vai, e basta vermos o valor em bolsa da Netflix e do resto dos gigantes do cinema. Mas, isto não quer dizer que o cinema vá acabar. Continuaremos a ir? Sim. Seremos mais seletivos? Provavelmente. Conseguimos recriar na nossa sala, com elevada qualidade, o que o cinema nos oferece? Sim, mas com um custo que é elevado. Para já, o cinema pode já não ser a atividade de eleição de sexta à noite, mas continua a ser cinema. No entanto, uma coisa é certa… há uns anos seria impossível termos na nossa sala a qualidade de imagem e de som que podemos ter agora, e a isto junta-se tudo o que podemos fazer com este cinema que construímos em casa. Agora uma coisa é certa, quer seja em casa ou no cinema, queremos bom som, boa imagem e boas pipocas! Da minha parte, digo-vos que vou continuar a ir ao cinema, porque é diferente. E com um 2026 que nos traz Duna 3, um novo Avengers, Odisseia, Toy Story 5, entre muitos outros, o cinema continua a ser o local de eleição para os grandes filmes!

