OpenAI melhora funcionalidade do ChatGPT e coloca pressão na Google
Esta “luta” não é de agora mas está cada vez mais vincada. A OpenAI melhora o sistema de pesquisa do ChatGPT para fazer frente à Google.
A OpenAI anunciou no último mês do ano passado a funcionalidade de pesquisa na web, anteriormente disponível apenas para utilizadores premium desde outubro, agora acessível também para a versão gratuita do ChatGPT. A novidade foi revelada durante o evento “12 Days of OpenAI” e transformou a maneira como os utilizadores recorrem à Inteligência Artificial para obter informações online.
Além disso, a empresa queria também melhorar ainda mais a experiência do utilizador, com novos recursos como acesso a dados pessoais, capacidade de compreender e-mails, agendamento de compromissos e integração com fontes de dados externas. Agora chega mais uma melhoria para esta funcionalidade.
OpenAI tem agora uma pesquisa mais completa e competitiva
A OpenAI intensificou a sua aposta na área dos motores de pesquisa ao disponibilizar a funcionalidade de pesquisa do ChatGPT a todos os utilizadores, sem necessidade de criação de conta. Com esta decisão, a empresa coloca-se em concorrência direta com gigantes como a Google e o Bing, prometendo assim revolucionar a forma como os utilizadores acedem à informação.
Uma das grandes inovações do ChatGPT é a sua capacidade de decidir autonomamente se deve recorrer à pesquisa na web ou responder apenas com base no seu conhecimento. No entanto, os utilizadores podem forçar a pesquisa online através do ícone dedicado. Além disso, para garantir transparência, o ChatGPT passa a apresentar fontes das informações que utiliza, ajudando os utilizadores a avaliar a fiabilidade dos resultados.
Há outros concorrentes na corrida
Com esta atualização, a OpenAI aproxima-se ainda mais do conceito de motor de pesquisa convencional. Agora, o ChatGPT pode apresentar mapas, imagens e até descrições de atrações e pontos de interesse, tornando-se uma ferramenta mais completa para quem procura informações detalhadas sobre diferentes locais.
Mas a concorrência também aumenta. O motor de pesquisa Perplexity, uma alternativa baseada em IA, adotou recentemente um sistema semelhante, permitindo pesquisas sem conta e integrando informações e avaliações de hotéis via TripAdvisor.
Segundo um relatório recente da Semrush, a OpenAI está a desafiar a Google em termos de quota de tráfego de pesquisa para sites de terceiros, embora a gigante de Mountain View continue a liderar em volume total de utilizadores. Ainda assim, a OpenAI acredita que a pesquisa através do ChatGPT está a tornar-se uma ferramenta essencial para quem pretende interagir de forma eficiente com a informação online.
Qual é a tua principal forma de pesquisa na internet?