Crédito editorial: Ar_TH / Shutterstock.com (ID: 2368458953)

Acaba de ser conhecida a operadora com mais reclamações no Portal da Queixa

Reclamações contra operadoras low-cost disparam em Portugal. Assim, desde a chegada da Digi, as queixas aumentaram 1766% em apenas seis meses, segundo os dados do Portal da Queixa.

O mercado das telecomunicações low-cost em Portugal vive uma autêntica tempestade de insatisfação. Desde a entrada da tão aguardada Digi em novembro de 2024, o número de reclamações contra operadoras low-cost disparou mais de 1700%, segundo dados do Portal da Queixa. Em apenas seis meses, foram registadas 2.799 ocorrências, um salto drástico face às 150 queixas registadas entre maio e outubro de 2024.

Lê Também:
Minissérie de 6 episódios já está entre as mais vistas da Netflix a nível mundial

A operadora romena, que prometia revolucionar o setor com tarifas competitivas, tornou-se rapidamente a empresa mais criticada da categoria. Sozinha, absorve uma fatia enorme das reclamações: 74,9%. Seguem-se as operadoras Amigo (11,97%), Woo (7,81%), UZO (5,25%) e LigaT (0,08%).

Os motivos são diversos, mas os mais frequentes incluem falhas no serviço (30,9%), problemas na ativação e instalação (19,4%) e erros de faturação (12,4%). Também há queixas sobre atrasos na portabilidade (11,1%), falhas de rede e cobertura (10,85%), atendimento ao cliente deficiente (9,95%) e dificuldades na gestão de contratos (3,54%).


Digi é a operadora com mais críticas

operadora telemóveis portugal internet NOS Vodafone digi
Crédito editorial: LookerStudio / Shutterstock.com (ID: 1932042689)

Geograficamente, Lisboa é a região que mais reclama (28,2%), seguida do Porto (19,6%) e Setúbal (11,3%). Curiosamente, a maioria das queixas é apresentada por homens (78,16%) e mais de metade dos consumidores tem entre 35 e 54 anos.

Lê Também:
Digi dá mais um passo para resolver a principal queixa dos utilizadores

O fundador do Portal da Queixa, Pedro Lourenço, afirma: “A entrada da Digi no mercado português veio dinamizar um segmento até então pouco explorado — o das telecomunicações low-cost — oferecendo uma alternativa de valor para os consumidores mais sensíveis ao preço. Contudo, os dados mostram que a marca não se preparou adequadamente para a avalanche de adesões que gerou, falhando na entrega de um serviço minimamente satisfatório a muitos dos seus novos clientes.”

Assim, esta fragilidade ficou particularmente exposta durante o apagão nacional de 28 de abril. A Digi foi a operadora mais criticada, somando mais de 500 queixas num só dia. Foi também a última a recuperar totalmente os serviços, deixando milhares de clientes sem comunicações por mais de 24 a 48 horas.

Tens algum serviços das operadoras low cost acima mencionadas? Se sim, qual a tua experiência?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *