Estes 8 livros inspiraram os nomeados aos Óscares 2025
Antes dos filmes nomeados aos Óscares, vêm as grandes obras literárias que os inspiraram, de “Wicked” a “Emilia Pérez”.
As nomeações para os Óscares, anunciadas no dia 23 de janeiro, revelaram um conjunto de grandes filmes inspirados em obras literárias, igualmente importantes. Estes oito nomeados para os Óscares 2025, vários inspirados em histórias verídicas, são baseados nestas obras, que podes ler antes da cerimónia, no dia 2 de março.
A Complete Unknown
“A Complete Unknown” é uma biografia que retrata a ascensão de Bob Dylan ao estrelato na época entre 1960 e 1965, em Nova Iorque. O é realizado por James Mangold, e tem Timothée Chalamet como Bob Dylan, Monica Barbaro como Joan Baez, Edward Norton como Pete Seeger, Boyd Holbrook como Johnny Cash e Elle Fanning como Sylvie Russo.
A biografia de Bob Dylan está nomeada para oito Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator e Melhor Argumento Adaptado. “A Complete Unknown” é baseado na obra de Elijah Wald, “Dylan Goes Electric!”, que se foca na performance de Bob Dylan no Newport Folk Festival, em que atuou com uma guitarra elétrica e uma banda, marcando uma mudança no estilo político e acústico que costumava tocar. O livro que inspirou o filme nomeado aos Óscares está disponível em inglês na Wook e Worten.
Wicked
“Wicked” é um musical da Broadway muito adorado nos EUA. A peça de teatro teve origem no livro “Wicked”, disponível na Wook e Fnac, que conta os eventos que antecedem ao “Feiticeiro de Oz”, focando-se na amizade entre Elphaba e Glinda, que mais tarde se tornam na bruxa má do Oeste e na bruxa boa.
Cynthia Erivo e Ariana Grande interpretam as personagens principais do filme, ambas nomeadas para os Óscares. Jonathan Bailey, Ethan Slater, Michelle Yeoh, Marissa Bode e Jeff Goldblum também interpretam personagens centrais do filme. “Wicked” está nomeado para dez Óscares.
Sing Sing
“Sing Sing” é um filme baseado numa história verídica que acompanha o programa “Rehabilitation Through the Arts” de uma prisão de segurança máxima, girando em torno de um grupo de presidiários que criam espetáculos de teatro através do programa.
Colman Domingo e Clarence Maclin interpretam as personagens principais e vários atores são interpretados pelos verdadeiros presos que participaram neste programa. O filme está nomeado para dois Óscares, o de Melhor Ator e Melhor Argumento Adaptado. “Sing Sing” é baseado no livro de John H. Richardson, “The Sing Sing Follies”, que não está disponível em Portugal.
Nickel Boys
“Nickel Boys”, nomeado para os Óscares de Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado, acompanha dois adolescentes afro-americanos que são enviados para um reformatório juvenil na Flórida e foca-se na forte irmandade entre os dois ao lidarem com os horrores e as violências sofridas dentro e fora da detenção.
Brandon Wilson e Ethan Herisse interpretam as personagens principais do filme que é baseado no livro do mesmo nome de Colson Whitehead, vencedor de um prémio Pulitzer. O livro está disponível na Fnac, Livraria Almedina, Worten e Wook.
Conclave
“Conclave” é um dos filmes mais nomeados do ano, com oito indicações. O filme é um thriller que se desenrola no centro da eleição de um novo Papa. Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e John Lithgow interpretam as personagens principais do filme. O filme, realizado por Edward Berger é inspirado no livro do mesmo nome de Robert Harris, disponível na Fnac, Wook, Bertrand e Livraria Almedina.
Ainda Estou Aqui
“Ainda Estou Aqui” é uma das grandes surpresas dos Óscares 2025. O filme brasileiro, protagonizado por Fernanda Torres tocou o Mundo inteiro e está nomeado para Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.
O filme conta a história real de Eunice Paiva, que teve de cuidar sozinha dos seus cinco filhos, após o marido ser levado pela polícia e desaparecer, durante a ditadura militar brasileira. “Ainda Estou Aqui” é baseado no livro do mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice Paiva. O livro está disponível na Fnac, Wook, Worten e Bertrand.
Emilia Pérez
O polémico Emilia Pérez é o filme mais nomeado dos Óscares 2025, com treze indicações. O musical acompanha a história de um líder de um cartel no México que pede ajuda a uma advogada para mudar de vida e fazer uma operação de mudança de género para se tornar na mulher que sempre desejou ser. Karla Sofía Gascón, Zoe Saldana e Selena Gomez interpretam as personagens principais deste filme, baseado na obra “Écoute” de Boris Razon, disponível na Wook e na Bertrand.
Dune: Part 2
Enquanto “Dune”, de 2021, foi nomeado para dez Óscares, tendo vencido em seis categorias, a sequela “Dune: Part 2” foi nomeado para cinco Óscares. O filme continua a história de Paul Atreides, agora unido com Chani e os Fremen. Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Florence Pugh e Austin Butler são os protagonistas de “Dune: Part 2”.
Os filmes de Denis Villeneuve são baseados nas obras de culto de ficção científica, do mesmo nome, de Frank Herbert, disponíveis na Fnac e Wook. Os dois filmes já estão no Streaming da Max.
Já leste alguma destas obras?