Há 5 grandes filmes surpreendentemente fora dos principais Óscares 2025
As nomeações dos Óscares 2025 já foram anunciadas e há cinco grandes filmes a ficar de fora, desde “Gladiador 2” a “Challengers”.
Sumário:
- A época dos Óscares suscita sempre curiosidade aos críticos, cinéfilos e público em geral. Há sempre grandes surpresas e filmes que ficaram aquém das expectativas;
- Apesar do seu sucesso com os expectadores, “Challengers” e “Queer”, ambos de Luca Guadagnino, saíram destas nomeações sem qualquer menção;
- Hans Zimmer não era elegível para nomeação com “Dune: Part 2”, mas também ficou de fora dos Óscares com “Blitz” de Steve Mcqueen.
Após serem adiadas por duas vezes, as nomeações para os Óscares 2025 foram, finalmente, anunciadas. As primeiras impressões do público oferecem uma mistura de emoções, depois de filmes muito adorados terem ficado de fora e outros terem conseguido, surpreendentemente, o seu lugar nos Óscares. Estes cinco filmes foram os derrotados pela academia nas nomeações de 2025.
Gladiador 2 com apenas uma nomeação para os Óscares
Com mais de quatrocentos milhões de dólares em receitas, “Gladiador 2” foi um sucesso de bilheteira. Adorado pelo público, com 82% no Rotten Tomatoes, que apreciou as atuações dedicadas e o puro entretenimento, e odiado pela crítica, que apontou falhas técnicas.
Quando estreou, em novembro de 2024, era considerado uma das maiores apostas para o Óscar de Melhor Ator Secundário, com Denzel Washington e Melhor Realizador, com Ridley Scott. No entanto, levou apenas a nomeação para a categoria técnica de Melhor Guarda-Roupa.
Challengers sem nomeação para Melhor Banda Sonora
“Challengers” saiu completamente derrotado destas nomeações, sem qualquer indicação. Apesar da grande qualidade de realização de Luca Guadagnino, a maior aposta para a temporada de prémios eram as categorias musicais, como Melhor Som, Melhor Banda Sonora e Melhor Música.
Ainda há poucas semanas atrás, o filme venceu o Golden Globe de Melhor Banda Sonora, para Trent Reznor e Atticus Ross. Se ainda não viste o filme com Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist e ficaste curioso com a sua banda sonora, já está disponível na Prime Video.
Daniel Craig fica de fora com Queer
Depois do sucesso de “Call Me By Your Name”, em 2017, este ano Luca Guadagnino sai derrotado com dois filmes fora dos Óscares. Após o seu longo legado como James Bond, Daniel Craig surpreendeu com a sua personagem em “Queer”. Ainda assim, não chegou para ser nomeado numa categoria tão competitiva como a de Melhor Ator.
Sebastian Stan nomeado, mas não por A Different Man
Sebastian Stan teve duas prestações fortes no ano de 2024, “The Apprentice” e “A Different Man”. Depois de vencer o Golden Globe de Melhor Ator de Comédia ou Musical por “A Different Man”, esperava-se que fosse nomeado para os Óscares por esse filme.
No entanto, e tendo em conta o fator político dos Óscares, Sebastian Stan acabou por ser nomeado na categoria de Melhor Ator pelo filme “The Apprentice” em que interpreta Donald Trump.
Hans Zimmer não é nomeado por Blitz
Já se sabia que Hans Zimmer não poderia ser nomeado para o Óscar de Melhor Banda Sonora com “Dune: Part 2”. O filme não era elegível para esta categoria devido a ter mais de 20% de temas utilizados na banda sonora do primeiro filme da saga de Denis Villeneuve.
Ainda assim, havia outra possibilidade para o mestre Hans Zimmer, que já foi nomeado 12 vezes. “Blitz” de Steve Mcqueen, o realizador de “12 Anos Escravo” não era grande concorrência para os Óscares mas era uma aposta para a Melhor Banda Sonora, com Hans Zimmer. No entanto, o compositor ficou de fora dos Óscares 2025.
E para ti, qual foi a maior derrota das nomeações dos Óscares 2025?