PlayStation 6 em risco devido à popularidade da Inteligência Artificial
A PlayStation 5 já se está a aproximar do final de ciclo, mas a máquina da Sony Interactive Entertainment ainda tem muito para dar. No entanto, a Sony já está a trabalhar na PlayStation 6, com o prospecto de a trazer até às lojas no final de 2027 e início de 2028.
Embora a atual consola da Sony já conte com 5 anos, a realidade é que o dispositivo ainda tem muito para dar. Desde developers a jogadores, o consenso dobre a atual geração é que ainda não alcançou o pináculo, levando a que ainda existam muitas áreas por explorar.
Contudo, os últimos anos têm sido difíceis para o mundo das consolas. A pandemia, bem como as guerras e a implementação de tarifas por parte dos EUA tem levado ao aumento dos custos de produção dos aparelhos. Assim, a Sony, Nintendo e Microsoft viram-se todas forçadas a aumentar os preços das duas consolas nos últimos meses.
Além disso, diversos atrasos no desenvolvimento de jogos e na reestruturação de estúdios, têm provocado atrasos na produção de novos videojogos AAA. Isto tem contribuído para a estagnação da indústria gaming, principalmente no que toca à área das consolas. Agora, surge um novo problema que ameaça o futuro da PlayStation 6.
Qual a ameaça à PlayStation 6?

O aumento da demanda da Inteligência Artificial tem-se revelado um verdadeiro problema para o mundo da computação. A necessidade de expansão de data centers, com o objetivo de melhor a performance e o calculo da AI, tem levado a uma quebra no stock de RAM.
Além disso, as ruturas de stock têm levado a um aumento no custo dos chips de RAM, o que está a revelar-se um problema para os manufatores de consolas. Assim sendo, numa altura em que as empresas como a Sony e Microsoft avaliam a possibilidade de um novo aumento de preço na PlayStation 5 e Xbox Series X|S, começa a ser necessário reavaliar o futuro.
Segundo a publicação Inside Gaming, a Sony está a ponderar a possibilidade de adiar o lançamento da PlayStation 6. Ao lançar a consola como planeado, a Sony vir-se-ia obrigada a estabelecer um preço exorbitante no aparelho. No entanto, numa altura em que as vendas de consolas estão em queda, este seria um problema a evitar. Assim, de forma a combater uma possível quebra no mercado, a próxima consola da Sony deverá ser adiada até uma altura em que os custos de chips estabilizem.

