Do punk às dunas, um podcast sobre o nosso Rei(ninho)
A Antena 3 oferece a Rui Reininho, e a todos nós, uma prenda de aniversário em formato de podcast.
Rui Reininho fez 70 anos a 28 de fevereiro e a Antena 3 dedicou-lhe um podcast em sete episódios, um por cada década do cantor. Neste programa, apresentado por Luís Oliveira e Raquel Mourão Lopes, a base é a conversa com Rui Reininho, mais o retrato das sete décadas em que viveu, dos anos 50 até hoje, com as efemérides nacionais e pessoais. É a história de alguém que teve o mérito e a coragem de desafiar a ordem e trazer muita cor ao país cinzento. O programa passa em revista a música, a poesia, o cinema e os ambientes que inspiraram Reininho.
O Grupo Novo Rock tripeiro
Só quem fosse cego ou surdo poderia ficar indiferente aos GNR e a Rui Reininho. Para quem era fã da banda, esta é uma excelente oportunidade para recordar as suas músicas e as histórias dos bastidores de um dos mais originais e vanguardistas grupos de rock português. Para quem detestava os GNR, peço que dê uma nova oportunidade à música. Passadas décadas, se deixar de lado os experimentalismos mais ousados, vão ficar poemas e melodias que não envelheceram. Para quem nasceu já neste século, esta é uma boa oportunidade para descobrir as músicas que marcaram a banda sonora de Portugal na década de 90.
Nunca esquecer que Rui Reininho é um poeta
Depois de passar pelo teatro e pelo cinema, Reininho prepara um livro com os seus poemas. Este podcast relembra-nos a qualidade das suas letras e para isso, convidaram outros cantores como Samuel Úria, Manuel Cruz ou Surma a fazer o exercício de as recitar com uma nova interpretação.
Talvez hoje o mundo esteja mais indiferente a provocações ou talvez Reininho seja menos provocador. Igual a si próprio, de voz rouca, tão elegante na escolha de palavras como era nos fatos estranhos que se apresentava em palco, ao longo doa episódios o cantor vai completando com a sua narrativa. Sempre com trocadilhos prontos para toda a ocasião, Rui Reininho fala das inseguranças, de ser vaiado pelo público por trazer a modernidade da música punk de Londres para o país cinzento saído da ditadura.
As eternas Dunas de Rui Reininho
Até que, numa hora de inspiração e uma caixa de ritmos, nasceram as Dunas que, segundo Rui Reininho contribuiu para o aumento da natalidade. E assim, de repente, graças a essa música, os palcos tornaram-se maiores. Se antes incomodavam alguns pelos ruídos estranhos e as letras provocadoras, depois do sucesso passaram a incomodar muitos mais com os estádios que enchiam em dias de concerto.
Hoje é um Rui Reininho muito mais calmo e quase espiritual. Apesar de ter saído do Porto para conquistar outros públicos, o Porto nunca saiu dele. Continua tripeiro e fanático pelo FCP. Os seus 70 anos são quase iguais aos 17. A idade é apenas um número.
Ficha:
- Título: Homem Temporariamente Só
- Criado por: Antena 3
- Nacionalidade: Portuguesa
- Categoria: música, histórias de vida
- 7 episódios. Fevereiro, 2025
- Duração: apróx. 40 min.
Aposto que se pudesse, Rui Reininho voltaria a fazer tudo de novo.