Série épica sobre Ramsés II revela as origens da diplomacia na TV esta semana
Ramsés II, o homem que levou o antigo Egito da Guerra à Paz regressa com novos episódios à TV nacional.
Neste Artigo:
Ozymandias, como foi batizado pelos Gregos, ou Ramsés II, como era conhecido pelo seu povo, foi um dos mais populares e prolíficos faraós da história do antigo Egito. Ramsés II viveu mais de 90 anos, 60 dos quais foram como rei, e durante esse tempo revolucionou a cultura da civilização egípcia, expandindo não só o seu território através da fortificação bélica do seu exército, mas apostando também na criação de novas cidades, aproveitando dos recursos naturais que a sua localização geografia lhe proporcionou.
Ramsés II cresceu e foi educado numa família militar, o seu avô era líder do exército de Horemheb, e foi essa posição de confiança e lealdade que o levou a entrar na linha de sucessão ao trono. Como tal, o faraó teve como grande objetivo desenvolver o exército egípcio e estabelecer estratégias que o permitiram proteger o seu estado contra a cobiça dos países vizinhos. No entanto, com o passar dos anos, a sabedoria e a velhice trouxeram uma nova perspetiva aos seus planos.
Da Guerra à Paz
Durante a sua vida, Ramsés II cresceu dentro da elite egípcia ao demonstrar a sua pericia militar, liderado várias expedições de grande sucesso, enfrentando povos da Núbia e Hititas, permitindo fortalecer a posição de influência do Egito na região e estabelecendo fronteiras firmas que ainda hoje permanecem em efeito. Porém, Ramsés II também estabeleceu o seu poder além das suas fronteiras, contribuindo para a erradicação de piratas na região, que utilizavam a costa do mediterrâneo para pilhagens, causando o caos e vitimizando os habitantes locais.
No entanto, nem todos os povos viram a ascensão de Ramsés II com bom olhos, tal como os Sírios, que ao longo de várias décadas tentaram desafiar o poder do faraó, invadindo o território e declarando guerra aos locais. Estes confrontos tornaram-se regulares e gradualmente mais sangrentos, chegando mesmo a colocar a vida do próprio rei em perigo durante a histórica batalha de Kadesh.
Tratado de Paz
A Batalha de Kadesh serviu como um marco na História do Egito e do mundo, tendo chegado a um impasse que levou o confronto a partir além do campo de batalha. Devido à presença de dois exércitos de grande potencia e talento, o conflito teve de ser levado ao diálogo, levando à criação do primeiro Tratado de Paz da História da humanidade e ao estabelecimento da diplomacia como uma ferramenta de negociação. O Tratado de Kadesh é um dos documentos históricos mais importantes do mundo antigo, servindo de símbolo à importância da paz e confraternidade entre povos. Assinado por Ramsés II e Hatusil III, o Tratado de Kadesh encontra-se hoje em exibição no Museu de Arqueologia de Istambul, na Turquia.
“Ramsés, o Grande” na TV
A popular série do Canal História, “Ramsés, o Grande“, regressa à antena do canal com novos episódios todas as quintas-feiras, dando a conhecer a vida e reinado de um dos homens de maior influência na cultura mundial. Os primeiros episódios da série deram a conhecer as suas origens humildes, preparando-se agora para explorar nos próximos episódios a sua vida como faraó e a sua transição de Senhor da Guerra a Diplomata.
O Canal História continua a dar-te a conhecer o melhor que o passado esconde, de modo a que possas desfrutar do teu futuro com maior claridade.