Nova série sobre Ramsés II explora a vida de um homem de mistérios
“Ramsés, o Grande” estreou na televisão portuguesa e promete expor os mistérios de um dos faraós mais importantes da História.
Neste Artigo:
Uma das figuras históricas mais importantes da História da humanidade acaba de receber uma nova série que promete dar a conhecer toda a sua vida, os segredos do sucesso e o impacto que continua a ter ainda nos dias de hoje. Ramsés II reinou o Egito por mais de 60 anos e teve um papel inimaginável na expansão do país, para a paz e para a educação do seu povo.
Quem foi Ramsés II?
Ramsés II, ou Ramsés, o Grande, como é universalmente conhecido, foi um dos mais importantes faraós na história do antigo Egito. Iniciando o seu papel de príncipe regente com apenas 14 anos, Ramsés contribuiu para a expansão do território egípcio, desenvolvendo o poder bélico do pais, amadurecendo o conhecimento do seu povo, incluindo daqueles presos à escravatura e estabeleceu um império arquitetónico que ainda hoje é responsável por surpreender turistas e egiptólogos. O faraó dedicou grande parte dos primeiros anos do seu reinado ao desenvolvimento do Delta do Nilo, através da criação de grandes cidades, templos e monumentos que permanecem erguidos na atualidade.
Que mistérios esconde?
Além dos seus contributos para o desenvolvimento histórico do seu povo, Ramsés II contribuiu ainda para a intriga que ainda nos dias de hoje envolve a história do antigo Egito. Batizado pelos gregos como Ozymandias, Ramsés II conseguiu alcançar a adoração não só dos seus súbditos, mas também dos povos vizinhos com quem estabeleceu fortes ligações diplomáticas. No entanto, não é só a sua vida está envolvida em mistério, mas também a sua morte.
O faraó faleceu com uns impressionantes 90 anos de vida, um feito quase impossível na altura, e que mesmo após vários estudos continua a deixar os historiadores perplexos. A causa da morte de Ramsés II não é conhecida, mas as várias artroses e o endurecimento das artérias causadas pela idade avançada são algumas das hipóteses levantadas. Além disso, a localização da sua múmia foi também algo de grande mistério, uma vez que o seu túmulo no Vale dos Reis foi encontrado vazio, levando a uma busca incessante pelo seu sarcófago. A investigação só produziu resultados em 1881 com a descoberta de um novo túmulo no sul do Egito.
Onde posso ver a série?
A série estreou no passado dia 17 de outubro, mas continua em exibição no Canal História, todas as quintas-feiras, com novos e imperdíveis episódios para os fãs de História e do antigo Egito.
Qualquer quer fã do antigo Egito pode ficar a conhecer a história de uma das mais importantes figuras da civilização antiga com esta nova série.