© kovop via ShutterStock (ID: 1757131112)

Safari tem várias novidades com a chegada do iOS 26

O novo e impressionante iOS 26 continua a dar que falar. Assim sendo, o Safari tem um novo visual, mais privacidade e web apps muito melhores.

O Safari recebe uma das maiores atualizações dos últimos anos com o iOS 26, que será lançado ao público em setembro. A nova versão do navegador da Apple aposta num design mais moderno, funções de privacidade reforçadas e melhorias no desempenho gráfico e na integração com o sistema.

Lê Também:
K-Pop Demon Hunters é o filme mais visto na Netflix mundialmente


Quais são as principais mudanças do Safari com o novo iOS?

iOS 26
© Algi Febri Sugita via ShutterStock (ID: 2639343795)

A mudança mais visível é o design Liquid Glass, que dá um aspeto translúcido à barra de endereços, separadores e botões. Ou seja, o novo visual é mais compacto, arredondado e destaca o conteúdo do site, graças à barra que se recolhe automaticamente ao fazer scroll.

Da mesma forma a outra novidade importante é a opção de layout compacto, que esconde os botões de partilha, favoritos e separadores atrás de um ícone de três pontos. Embora mais limpo, pode dificultar o acesso rápido a certas funções. Quem preferir o visual antigo pode continuar a usar os layouts Topo ou Base, agora também com o novo visual translúcido.

Além disso, a Apple reviu completamente a gestão de separadores. Um novo controlo deslizante indica quantos separadores estão abertos, e basta um simples deslize para alternar entre grupos de separadores. Trocar de perfil ficou mais intuitivo graças a um menu suspenso no topo.

Já no campo dos web apps, o Safari no iOS 26 deu um grande passo, ao adicionar um site ao ecrã principal, o sistema agora abre-o como uma app dedicada, mesmo que o site não tenha sido programado para isso. Se o utilizador preferir, pode desativar essa funcionalidade e continuar a abrir o site no Safari.

Lê Também:
K-Pop | As melhores canções de Verão


Apple também continua a reforçar a segurança

Apple iPhone iOS 26
© Framesira via ShutterStock (ID: 2519350435)

Da mesma forma a Apple também reforçou a privacidade com proteção contra fingerprinting em todas as sessões de navegação. Ou seja, os scripts maliciosos passam a ter acesso limitado a APIs e cookies, dificultando o rastreamento entre sites.

Entre as melhorias técnicas, destaca-se o suporte a imagens HDR e ícones em SVG, que aumentam a qualidade visual dos sites. Já o WebGPU, disponível para iPhone 15 Pro ou superior, promete gráficos mais fluidos em jogos e apps web exigentes com menor consumo energético.

O novo Safari traz ainda o Digital Credentials API, permitindo que sites verifiquem a identidade ou idade do utilizador com dados do Apple Wallet, sempre com autenticação biométrica.

O teu iPhone consegue instalar o novo iOS?



Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *