© Imagens cedidas pela CMTV

Nova série documental sobre Rabo de Peixe prestes a chegar à TV portuguesa

Rúben Pacheco Correia é um autor publicado desde os 14 anos, já conta com cinco obras e a mais recente chama-se “Rabo de Peixe: Toda a Verdade”. Como o nome indica, esta é uma obra que vai para além da famosa série da Netflix com José Condessa, PêPê Rapazote, Albano Jerónimo e Helena Caldeira.

Assim, tem entrevistas exclusivas, que revelam aquilo que não conhecemos nesta história e também nos ajuda a separar a realidade da ficção. É, também, uma história que diz muito a Rúben Pacheco Correia, uma vez que nasceu e cresceu na vila de Rabo de Peixe, nos Açores.

Pub

Formato documentário

Ruben Pacheco Correia documentário Rabo de Peixe
© ESTÚDIOS DMIX COLLECTIVE

O sucesso deste livro levou Rúben Pacheco Correia a procurar mostrar esta história também de uma forma visual. Daí saiu o documentário “Rabo de Peixe: A Verdadeira história”, que estreia na CMTV no dia 12 de outubro.

Esta reportagem conta com 5 episódios de cerca de 25 minutos e a MHD foi convidada para estar presente na antestreia do primeiro episódio. Assim, antes de revelar a minha opinião, cito o próprio autor, Rúben Pacheco Correia sobre o objetivo de criar este documentário: “ Encontrar os protagonistas e convencê-los a falar foi mesmo o maior desafio do projeto; esta é uma forma de repôr a verdade sobre a minha terra, é uma carta de amor aos Açores e a Rabo de Peixe”.

O primeiro impacto deste novo documentário

Ruben Pacheco Correia documentário Rabo de Peixe
© ESTÚDIOS DMIX COLLECTIVE

Começo por destacar algo que me impactou imediatamente e de certa forma criou o tom para o resto do primeiro episódio. Não sei se será ou não propositado mas o locutor desta reportagem, ou seja, o narrador da história, é Francisco Penim.

Logo a partir do início da reportagem o seu tom de voz assemelha-se ao que costumamos ouvir nos programas de vida selvagem. Achei isso interessante, porque se enquadrou bem com o tema. Ou seja, senti que era um documentário que iria mostrar a natureza daquele lugar, no sentido de revelar a verdade sobre “Rabo de Peixe”, tal e qual como ela é.

Pub

Lê Também:
Rabo de Peixe 2 está a chegar com marés, drama e ironia à mistura

Logo no primeiro episódio notamos um trabalho de investigação incrível, foi necessário quase um ano apenas para chegar a Antonino Quinci, o homem que transportou a droga até “Rabo de Peixe”, uma vez que está atualmente preso. Antonino nunca teria dado uma entrevista antes e confessou que esta seria a única.

Pub

Assim, temos aqui entrevistas e relatos exclusivos e o primeiro episódio é apenas o abrir da cortina para uma enorme história que ainda não conhecemos. O ritmo do episódio é bom, a informação chega-nos de forma interessante e a um bom pacing. Agora só resta esperar para poder saber mais sobre esta impactante história.

Ouvir Antonino Quinci falar é realmente impactante. Foram muitos os anos que passou preso. Também já fugiu várias vezes e, desde há um mês, encontra-se de novo em fuga. Durante o primeiro episódio, Quinci revela-nos algo que nos impacta e que abre as portas para os restantes episódios: “uma viagem que era para durar 40 dias acabou por durar 40 anos”.

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *