Esta série francesa com Anne Girouard (Apenas um olhar) estreia na RTP2 dentro de dias
E as novidades não param na RTP2! É verdade, o canal público vai estrear ainda mais uma nova série nos próximos dias. Trata-se da comédia francesa “Extra.” (2025, Jonathan Hazan e Matthieu Bernard).
No centro desta série de comédia de 10 episódios está Catherine, uma mãe de família e maestrina de um coro inclusivo.
Qual a narrativa de Extra.?

“Extra.” foi originalmente exibida em França no canal de cabo Ciné+ OCS e chega agora a Portugal através da RTP2. Portugal é mesmo o primeiro país estrangeiro a receber a série na televisão. Contudo, a série já teve exibição no contexto de festivais internacionais de cinema e séries em Espanha e nos E.U.A.
A nova série da RTP2 aborda a história de Catherine Blondin (interpretada por Anne Girouard, atriz igualmente conhecida pela série já exibida na RTP2 “Apenas um olhar”, 2017, Harlan Coben e Sydney Gallonde) que dirige um grupo coral inclusivo, ou seja, onde se incluem pessoas com deficiência. Vive uma vida monótona. Quando, acidentalmente, Catherine entra no quarto de uma das suas cantoras enquanto ela está a ter um orgasmo, ela descobre igualmente algo extraordinário dentro de si. Entretanto, o irmão tetraplégico de “Cathy” tem também desfrutado de favores sexuais em casa. Catherine descobre, assim, a sua chamada para uma realização pessoal e ajudar as pessoas com deficiência sobre sexo.
“Extra.” é uma comédia familiar atípica onde se discutem temas como o desejo, intimidade e prazer para pessoas com deficiência mas também para a população em geral.
A série tem como logline “Extra-profissional. Extraconjugal. Extraordinária.”
Quando estreia a série na RTP2?
“Extra.” vem apimentar-nos e divertir-nos nas noites de domingo na RTP2. Assim, a nova série do canal público chega já no próximo domingo 11 de janeiro às 22h. Será exibida semanalmente sempre no mesmo horário e vem, assim, substituir a minissérie “Vardy c. Rooney – Drama no Tribunal” (2022, Oonagh Kearney) que esteve em repetição no canal nos dias 21 e 28 de dezembro (ainda disponível na RTP Play).
Para além desta estreia, é ainda relevante referir que, no âmbito da nova grelha da RTP2, o investimento no cinema também está a ser forte. No domingo passado não houve série e o canal exibiu o filme “A Quietude da Água” (2012, Naomi Kawase) – igualmente disponível ainda na RTP Play – e, este domingo, continua a haver cinema, logo após a exibição da série “Extra.”, ou seja, às 22h30. O filme a exibir será novamente de Naomi Kawase: “Uma Pastelaria em Tóquio” (2015).
Além de Anne Girouard, “Extra.” inclui no seu elenco nomes como Stéphane Debac, Nicolas Lumbreras, Rio Vega, Olenka Ilunga, Hélène Bares, Alexandre Philip, Elisa Erka, Riad Gahmi, Alexis Victor, Olivier Broche, Alix Bénézech, entre outros.
O que dizem os criadores da série?

Numa entrevista à revista “Le Film Français”, o criador da série Jonathan Hazan falou um pouco do processo de “Extra.”.
Jonathan referiu-se, assim, à nascença deste projeto: “O Alexandre e eu já tínhamos produzido uma curta-metragem sobre um tema não muito distante do de ‘Extra.’ A questão da assistência sexual a pessoas com deficiência, um assunto que não tem sido abordado com a seriedade pelo poder público, ou pelo menos não é tido em conta, como acontece em muitos países europeus. Para mim e para o meu coargumentista, Matthieu Bernard, pareceu-nos importante começar por uma pessoa de fora, uma mãe de família, uma mulher bondosa que também tem uma deficiência que afeta a sua sexualidade e que decide encontrar o seu próprio prazer através da assistência sexual a pessoas com deficiência, o que é ilegal em França. Queríamos usar o humor para envolver o espectador com este tema, em vez de o tratar de forma clínica ou moral.”
O criador lançou ainda a hipótese de uma segunda temporada (ainda não confirmada): “A série termina num grande ‘cliffhanger’ para que isso suscite o desejo de uma segunda temporada. Para o Matthieu e para mim, é notório que há muitas coisas a dizer e abordar sobre a assistência.”

