Steam com os dias contados? Há 19 mil jogos sem jogadores
Com a crescente liberdade, a Steam acumulou 19 mil novos jogos no ano passado. O único problema é que quase nenhum tem jogadores ativos.
Sumário:
- A Steam é a maior plataforma digital de jogos para computador, com títulos que vão desde de triple AAA até aos mais indie;
- A maior abertura aos produtores independentes acabou por trazer um enorme problema à Valve e até aos jogadores no geral;
- Só em 2024 foram lançados 19 mil novos jogos e maioria não oferece nada e não têm jogadores ativos.
Até há cerca de meia década atrás só as grandes produtoras ou produtoras independentes certificadas podiam vender jogos na Steam. No entanto, com uma abertura maior para os criadores, a plataforma digital ficou inundada de títulos quem nem sequer estão acabados.
Assim sendo, em 2024, a Steam atingiu um impressionante número desses jogos com quase 19.000 novos títulos lançados. Apesar do recorde, a realidade por detrás destes números revela um problema crescente.
Quase nenhum título da Steam tem jogadores ativos
Cerca de 80% dos títulos lançados permaneceram sem jogadores ativos e com vendas insignificantes. A questão levanta um debate entre a responsabilidade da Steam e a dos próprios programadores.
O fenómeno tem raízes num sistema introduzido há alguns anos pela Valve, que permitiu que os jogos incluíssem incentivos colecionáveis, como cartas, conquistas e insígnias (os conhecidos badges). Esta “gamificação” incentivou jogadores a explorar múltiplos títulos para acumular estas recompensas.
Contudo, o sistema gerou um efeito colateral inesperado: o surgimento de milhares de títulos de baixa qualidade, desenvolvidos apenas para facilitar a obtenção de conquistas. Estes jogos, são muitas vezes apelidados de “jogos spam”, ou até, “cash grabs”, iludindo os jogadores.
O aumento massivo de conteúdos deste genéro tornou-se um problema para a Steam, prejudicando a visibilidade de jogos independentes de maior qualidade.
Para combater a situação, a Valve tem vindo a implementar medidas de controlo. Desde então, todos os jogos publicados na Steam são classificados inicialmente como “limitados”. Jogos nesta categoria não têm acesso imediato a funcionalidades como conquistas ou cromos, sendo necessário cumprir critérios específicos de vendas e engagement para desbloquear estas funcionalidades.
Segundo Bill Young, diretor do departamento de jogos da Twitch, em 2018, 33% dos jogos lançados na Steam estavam na categoria “limitados”. Em 2024, o número subiu para 79%, indicando que a grande maioria dos novos lançamentos não consegue atingir os padrões estabelecidos.
Qual é a medida que fazias para evitar este problema?