Afinal, o que aconteceu a Eleven no final de Stranger Things?
Desde a sua estreia em 2016, Stranger Things afirmou-se rapidamente como um dos fenómenos mais marcantes da televisão na última década. Criada pelos irmãos Duffer para a Netflix, a série parte de uma premissa aparentemente simples.
Acompanhamos, então, o desaparecimento de um rapaz numa pequena cidade americana. Contudo, vimos a descobrir, ao longo das temporadas, que este desaparecimento está relacionado a um laboratório de experiências, crianças com poderes e um mundo invertido, com criaturas perigosas e um vilão que tem um plano para mudar o Mundo.
Além desta narrativa, que cruza ficção científica, terror, drama e até humor, o público foi, também, conquistado pelo ambiente da série, que se passa nos anos 80. Assim, “Stranger Things” tem várias influência da pop cultura da época, como Steven Spielberg e John Carpenter, a moda dos anos 80 e músicas que nos relembram a época, com Prince ou Kate Bush.
Ao longo das suas cinco temporadas, “Stranger Things” cresceu em escala, complexidade e impacto. Após 10 anos a série chega ao fim com um episódio de duas horas, com muita ação, intensidade e emoção. Assim, há um momento em particular que tem gerado discussão nas redes socias. Afinal, o que aconteceu a Eleven no final de “Stranger Things”?
O último episódio de Stranger Things
O final de “Stranger Things” estreou, em Portugal, na madrugada de dia 1 de janeiro. Este último episódio suscitou muitas teorias e discussões na internet, principalmente sobre qual seria o final de algumas personagens.
Foi com Eleven, a personagem de Millie Bobby Brown, que tudo começou e foi com ela que tudo acabou também. É raro, numa série com tantos anos, manter o casting principal durante todas as temporadas. No entanto, “Stranger Things” conseguiu fazer isso mesmo.
Nesse sentido, Millie Bobby Brown, Maya Hawke, Finn Wolfhard, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Sadie Sink, Gaten Matarazzo, Joe Keery, David Harbour, Natalia Dyer, Winona Ryder e Charlie Heaton voltaram para este épico final que encerra a série com 10 anos.
No último episódio vemos Eleven sacrificar-se pelos seus amigos e família. A personagem mantém-se no Mundo Invertido, enquanto este se destrói, de forma a terminar o ciclo de terror, monstros e perseguições que ocorreram em Hawkins durante estes anos.
Contudo, no final do último episódio, Mike partilha a sua teoria sobre uma realidade em que Eleven não morreu. Em que utilizou os seus poderes e os da sua irmã Kali para criar uma ilusão e fugir para longe, deixando Hawkins e a sua família em segurança, enquanto começava uma nova vida. Contudo, o final fica em aberto e deixa o público em discussão sobre qual foi afinal o futuro de Eleven.
Os Duffer Brother revelaram o seu final

Depois das muitas teorias dos fãs, os criadores da série, os irmãos Duffer, partilham qual foi a sua visão para este final. “O que queríamos fazer era confrontar a realidade da sua situação depois de tudo isto e como ela poderia viver uma vida normal. O Mike é o otimista do grupo e escolheu acreditar nesta história”, partilhou Matt Duffer à Netflix numa entrevista.
“Não queríamos tirar-lhe os poderes. Ela representa a magia de muitas formas, e a magia da infância. Para que as nossas personagens pudessem seguir em frente e para que a história de Hawkins e do Mundo Invertido chegasse ao fim, a Eleven precisava de ir embora. Pensámos que seria bonito se as nossas personagens continuassem a acreditar naquele final mais feliz, mesmo que não lhes déssemos uma resposta clara sobre se isso era verdade ou não”, revelou, assim, o realizador.

