The Gorge, a Crítica | Milles Teller e Anya Taylor-Joy entre romance e Sci-Fi
Anya Taylor-Joy e Miles Teller juntam-se no novo romance de ficção cientifica da Apple Tv+, “The Gorge”, de Scott Derrickson.
“The Gorge” é o novo filme da Apple Tv+, que estreou no Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro. Porém, em poucos dias chegou ao Top do Streaming, sendo o filme mais visto, atualmente, a nível global.
É uma história que mistura vários géneros, entre a ficção científica, o terror e ainda havendo espaço para o romance. Em “The Gorge”, dois snipers profissionais são destacados para guardar um desfiladeiro que esconde segredos profundos. Drasa e Levi, papéis de Anya Taylor-Joy e Miles Teller, estão separados pelo desfiladeiro e devem permanecer isolados, cada um na sua torre de vigia durante um ano, sem comunicação.
Zach Dean, conhecido por “The Tomorrow War” e “Fast X”, é o argumentista do filme e o mestre do terror, Scott Derrickson, é o realizador. “The Black Phone”, “Sinister”, “The Exorcism of Emily Rose” são alguns dos filmes que fazem parte da filmografia do realizador, na área do Terror.
No entanto, também já mostrou ser perito na ficção científica e fantasia, ao realizar “Doctor Strange” da Marvel. Filme que conta com uma avaliação de 7.4 no IMDb e 89% de aprovação no Rotten Tomatoes.
A criatividade do argumento
Não sendo um filme que tem efeitos especiais espetaculares ou uma concretização e finalização brilhante. A qualidade e o apelo de “The Gorge” assenta em duas características específicas.
Primeiramente, é um filme que tem uma premissa muito original. Mesmo que nos relembre distopias que adoramos, como “The Maze Runner” ou “Quiet Place”, o seu argumento nada tem que ver com estes dois filmes. É uma obra totalmente distinta, uma premissa nunca antes vista. O que é uma raridade atualmente.
A originalidade da relação à distância, mesmo estando apenas a metros um do outro, a diversão de se estarem a conhecer, mesmo num lugar tão sombrio, é uma lufada de ar fresco. Agarra-nos ao ecrã, à espera que os dois se juntem, finalmente.
E mesmo que tentemos encontrar teorias, durante o filme, para encontrar uma explicação para as criaturas que se encontram no centro do “The Gorge”, o desenrolar da história é absolutamente inesperado e o envolvimento com a Segunda Guerra Mundial é criativo e surpreendente.
Além disso, há que falar sobre Atticus Ross e Trent Reznor. A dupla de compositores ficou amplamente conhecida após a banda sonora de “Challengers”. No entanto, enquanto em “Challengers” a música é, sobretudo, eletrônica, puxando para a tensão e para a adrenalina. Em “The Gorge”, a banda sonora contém mais suspense, utilizando um volume mais baixo e batidas constantes para criar receio no espectador.
A química entre Miles Teller e Anya Taylor-Joy
Não é surpresa para ninguém a qualidade destes dois atores. Anya Taylor-Joy surpreendeu em “The Witch” e tornou-se uma estrela de Hollywood após “The Queen’s Gambit”. Já Miles Teller, surgiu com “Divergente” e mostrou o seu range como ator no dramático “Whiplash”.
Como referimos, o sucesso de “The Gorge” assenta em dois pormenores. O primeiro é a criatividade do argumento e o segundo é a qualidade dos atores. O carisma de Anya Taylor-Joy e Miles Teller, principalmente na primeira metade do filme, é o que nos deixa curiosos para saber mais.
Queremos que se juntem, que se conheçam e estamos lá para observar tudo à medida que se desenrola. Mesmo separados por um desfiladeiro, os atores têm uma química incrível. E é de apreciar o momento de homenagem às suas mais adoradas produções, “The Queen’s Gambit” e “Whiplash”.
A sequência em que os dois aparecem a jogar xadrez e a tocar bateria, à distância, já estava escrita no argumento. Inclusive, os atores quiseram retirar esse momento, mas o realizador não deixou e os fãs agradecem. Foi um momento extremamente divertido do filme, romântico também e já puxou ao meta-cinema ao juntar três produções num só momento.
Qual é a avaliação dás a este romance distópico?
Movie title: The Gorge
Movie description: Em “The Gorge”, dois snipers profissionais são destacados para guardar um desfiladeiro que esconde segredos profundos. Drasa e Levi, papéis de Anya Taylor-Joy e Miles Teller, estão separados pelo desfiladeiro e devem permanecer isolados, cada um na sua torre de vigia durante um ano, sem comunicação.
Director(s): Scott Derrickson
Actor(s): Anya Taylor-Joy, Miles Teller
Genre: Terror, Ficção Científica, Romance
-
Matilde Sousa - 80
Conclusão
Não sendo um filme que tem efeitos especiais espetaculares ou uma concretização e finalização brilhante. A qualidade e o apelo de “The Gorge” assenta em duas características específicas, a criatividade do argumento e a qualidade dos seus atores.
Overall
80User Review
( votes)Pros
- A qualidade, o carisma e a química dos atores principais, Anya Taylor-Joy e Miles Teller.
- A criatividade e originalidade do argumento escrito por Zach Dean.
Cons
- Os efeitos especiais não são os melhores e a finalização do filme poderia ter mais conteúdo.