Filme de Timothée Chalamet alcança novo recorde
Timothée Chalamet tem-se consolidado cada vez mais como a maior estrela de cinema da sua geração. E esta notícia confirma isso mesmo, pois o ator protagoniza um novo sucesso cinematográfico, logo após a sua nomeação ao Óscar de Melhor Ator ao interpretar Bob Dylan em “A Complete Unknown”, e de ter dominado as bilheteiras com “Dune- Duna: Parte Dois”.
Desta vez, a novidade protagonizada por Timothée Chalamet é “Marty Supreme”. O filme já estreou em vários mercados internacionais, dentro um dos quais os Estados Unidos, no dia 25 de dezembro.
É precisamente nos EUA onde o filme está a bater recordes inesperados. Durante o passado fim de semana, o filme “Marty Supreme” chegou à marca de 80 milhões de dólares arrecadados apenas nos Estados Unidos. Estes números fazem com que este se torne no maior sucesso financeiro da produtora A24, ultrapassando “Everything Everywhere All at Once”. Tendo este último recebido o Óscar de Melhor Filme em 2023, juntando a esse mais 6 Óscares (incluindo o prémio de Melhor Atriz e Melhor Realização).
O que é “Marty Supreme”?
“Marty Supreme” é um drama desportivo que segue Marty Mauser (interpretado por Timothée Chalamet), um jovem carismático e narcisista que vive em Nova Iorque nos anos 50. Marty usa e abusa do seu talento no ténis de mesa para conseguir sobreviver e procurar a grandeza e viver o tão esperado sonho americano.
Porém, quando Marty começa a fazer o possível e o impossível para alcançar os seus objetivos, as consequências das suas atitudes narcisistas começam a tornar-se perigosas, o que não faz com que ele desista de perseguir o seu maior sonho: ser o maior jogador de ténis de mesa do planeta.
A trajetória de Josh Safdie

O filme é realizado por Josh Safdie, um realizador que veio de Nova Iorque e desde cedo quis captar a energia caótica da cidade nos seus filmes, inserindo neles diretamente o ADN da grande metrópole. Inicialmente, colaborou com o seu irmão Benny na realização, chegando em 2019 ao seu filme mais conceituado. “Uncut Gems”, com Adam Sandler no papel principal. Porém, em 2025 os dois irmãos separaram-se na tentativa de realizar um filme individualmente.
[Irp posts= 738607]
Foi no Festival de Veneza de 2025 que Benny Safdie estreou o seu “The Smashing Machine”, que contava com Dwayne “The Rock” Johnson no papel principal. O filme venceu o prémio de Melhor Realização no festival e recebendo muitos elogios da crítica, especialmente para a atuação de Dwayne Johnson. Mas após a sua estreia, o filme foi um grande fracasso nas bilheteiras, conseguindo apenas um total de 21 milhões de dólares em todo o mundo.
Já Josh Safdie aparenta ter-se saído muito melhor que o seu irmão na tentativa individual de realizar uma longa metragem. “Marty Supreme” não é apenas um êxito absoluto das bilheteiras. Mas é também um sucesso de crítica, com vários críticos que o colocam nas listas de melhores filmes do ano passado.
Chalamet vencerá um Óscar?
Todo este sucesso é também esperado nos Óscares deste ano. “Marty Supreme” tem sido um sucesso em todas as entregas de prémios de 2026. Sobretudo graças à muito elogiada performance de Timothée Chalamet, que já lhe garantiu um Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Comédia ou Musical.
O favoritismo de Chalamet para vencer o Óscar de Melhor Ator é claro. Porém, “Marty Supreme” certamente receberá muitas outras nomeações. De entre as várias atuações do elenco secundário, destacam-se Gwyneth Paltrow e Odessa Azion, que espreitam a oportunidade de também elas receberem uma nomeação.
Embora já tenha estreado em vários países, “Marty Supreme” ainda não chegou a Portugal. No entanto, a estreia está muito próxima. É já nesta quinta-feira (22) que o novo sucesso de Timothée Chalamet chega aos cinemas portugueses.

