Top 2025 by MHD | As 10 melhores minisséries do ano
Com tantas produções a chegar aos Streamings ano após ano, com temporadas a serem renovadas e outras a ser canceladas, às vezes fica difícil distinguir séries de minisséries.
Para quem ainda não consegue diferenciar os dois conceitos, uma série é pensada para ter várias temporadas, com continuidade ao longo do tempo. Assim, as minisséries são criadas como uma obra fechada desde o primeiro momento, tendo um número limitado de episódios.
Até nas premiações ambos os tipos de séries já têm as duas distinções. Nesse sentido, a MHD partilha o seu Top 10 das melhores minisséries de 2025, aquelas que conquistaram mais espectadores, mais prémios e que deram muito que falar ao longo do ano.
Há muita diversidade de conteúdos este ano, o que reflete os diferentes gostos do público. “It: Welcome to Derry”, que acaba de estrear o seu último episódio na HBO, é para quem gosta de terror. “Mr Scorsese” deu-nos a conhecer mais facetas e história de vida do famoso realizador. E “Adolescência” foi a grande surpresa e fenómeno do ano, que conquistou um vasto público com apenas quatro episódios.
10 – Murdaugh: Death in the Family
“Murdaugh: Death in the Family” retrata a história real da família Murdaugh, cujo privilégio e vida de luxo implode após o seu filho ser envolvido no caso de um acidente fatal num barco. Este caso leva a um grande escrutínio público, segredos revelados e uma rede de mortes misteriosas.
Está disponível no Disney+ e tem Jason Clarke, Patricia Arquette, Brittany Snow e Johnny Berchtold nos papéis principais. No Rotten Tomatoes a série conta com 89% de aprovação por parte do público.
9 – All Her Fault
“All Her Fault” acaba de chegar à SkyShowtime. Sarah Snook, Jake Lacy, Dakota Fanning e Sophia Lillis fazem parte do elenco da minissérie que segue Marissa, uma mãe que vai buscar o seu filho à casa de um amigo.
No entanto, a mãe do seu amigo diz que nunca ouviu falar, nem de Marissa, nem do seu filho. Desencadeando um pesadelo da vida destes pais. “All Her Fault” acaba de receber nomeação na categoria de Melhor Minissérie nos Golden Globes 2026.
8 – American primeval

“American primeval” é um Western da Netflix onde uma mãe e um filho fogem do seu passado e encontram uma nova comunidade, enquanto enfrentam a difícil realidade do Oeste Americano.
Conta com Taylor Kitsch, Betty Gilpin, Shawnee Pourier, Kim Coates e Shea Whigham no elenco e recebeu duas nomações para os Emmys em 2025, nas categorias de Melhor Cinematografia e Melhor Guarda Roupa.
7 – It: Welcome to Derry
“It: Welcome to Derry” acaba de estrear o seu último episódio. A série é uma prequela dos filmes de terror “It”, que adaptam os livros de Stephen King. Nesta minissérie regressamos a Derry, 27 anos antes dos eventos do primeiro filme.
Assim, conhecemos as origens do aterrorizador palhaço Pennywise, com Bill Skarsgard de novo neste icónico papel. A série conta com Taylour Paige, Chris Chalk, Matilda Lawler, Jovan Adepo e Arian S. Cartaya e já é um grande sucesso na HBO Max.
6 – The Beast In Me

“The Beast In Me” tornou-se um grande sucesso na Netflix. Com Claire Danes, Matthew Rhys e Brittany Snow no elenco, a série acompanha a autora Aggie Wiggs, que saiu da vida pública após a morte do seu filho.
Contudo, ela encontra uma nova motivação para voltar a escrever, quando a casa ao lado da sua é comprada por Nile Jarvis, um homem acusado de um assassinato. A série conta com três nomeações para os Golden Globes, incluindo Melhor Minissérie.
5 – Dying for Sex

“Dying for Sex” tem Michelle Williams como protagonista. A série do Disney+ segue, então, Molly que, após receber o diagnóstico de um cancro terminal, decide separar-se do marido e explorar a sua sexualidade pela primeira vez na sua vida.
É uma minissérie que tocou o público em geral e conquistou os críticos, que a avaliam com 98% no Rotten Tomatoes. Em setembro, recebeu quatro nomeações para os Emmys.
4 – The Girlfriend
“The Girlfriend” é um thriller com Olivia Cooke, Robin Wright e Laurie Davidson. Segue Laura, que tem uma vida perfeita até o seu filho trazer para casa uma nova namorada. Nesse sentido, Laura convence-se que Cherry é uma manipuladora, que quer apenas subir na vida. Mas será que está paranoica?
Esta minissérie da Prime Video conquistou o público com os seus toques de mistério e thriller. “The Girlfriend” recebeu duas nomeações para os Golden Globes 2026, incluindo o de Melhor Atriz numa Minissérie para Robin Wright.
3 – Mr. Scorsese
A entrar no pódio das minisséries está o documentário “Mr. Scorsese”. Como o nome indica, acompanhamos, então, a vida, carreira e trabalho do famoso realizador Martin Scorsese.
O documentário vai do início da sua carreira, as dificuldades, problemas com droga, até ao seu sucesso e prémios. Entra a fundo na inspiração para os seus mais icónicos filmes, sempre acompanhado de entrevistas com o próprio realizador, amigos, familiares e colegas de trabalho. No Rotten Tomatoes a minissérie tem uma avaliação de 98%, por parte da crítica.
2 – The Narrow Road to The Deep North

“The Narrow Road to The Deep North” é uma minissérie que chegou a Portugal através do AXN. Tem Jacob Elordi como protagonista, que interpreta um veterano de guerra, antigo cirurgião, que relembra as suas memórias como prisioneiro durante a Segunda Guerra Mundial. Passando, também, por um curto mas intenso romance que acabou com a sua ida para a guerra.
Assim, na edição de 2026 dos Golden Globes, Jacob Elordi está duplamente nomeado nas categorias de Melhor Ator. Na secção de cinema pelo seu papel em “Frankenstein” e na TV por “The Narrow Road to The Deep North”.
1 – Adolescência

Por fim, destacamos aquela que é a melhor minissérie do ano. Em Março de 2025 “Adolescência” tornou-se no grande fenómeno do ano na Netflix. Com apenas quatro episódios bateu vários recordes, tornando-se na segunda série de língua inglesa mais vista de sempre na Netflix, apenas atrás de “Wednesday”.
Assim, a série segue um adolescente de 13 anos que é acusado de matar violentamente uma colega da escola. Acompanhamos as consequências que este homicídio tem para o jovem, para os seus pais e para a comunidade onde acontece o crime.
É uma minissérie muito intensa, filmada em plano sequência, que surpreendeu e tocou os espectadores da Netflix. “Adolescência” já venceu oito Emmys, incluindo prémios para os atores principais Stephen Graham e Owen Cooper, e está agora nomeado para cinco Golden Globes.
