©Halfpoint via ShutterStock (ID 2473375841)

De Rebecca Yarros a Callie Hart, estes são os meus 5 livros favoritos de 2025

Quais são os teus livros favoritos de 2025? Desde Julho, já li mais uns quantos e por isso o meu Top 5 alterou-se um bocadinho.

No mês de Julho fiz o meu Top 5 de livros preferidos de 2025, não dos lançados este ano, mas aqueles que li. Após um longo período de pausa, regressei finalmente a este hábito. Como já referi anteriormente, e tal como aconteceu com muitos outros, Sarah J. Maas é a grande responsável pelo meu regresso ao mundo dos livros e da fantasia.

Pub

Desde o meu último Top de 2025 já li mais alguns livros. Estou a continuar a saga “Sangue e Cinzas” de Jennifer L. Armentrout e a sua prequela, que está na sua reta final. Mas também li outros autores pelo meio, como uma espécie de limpeza do paladar. Por curiosidade comecei a ler “Percy Jackson” de Rick Riordan que são livros divertidos e não muito pesados. Também li “Quicksilver” de Callie Hart e iniciei a saga “Assistente do Vilão” de Hannah Nicole Maeher.

Agora deixo aqui o meu Top 5 renovado. Contudo deixo o aviso de possíveis spoilers.

5 – Assistente do Vilão de Hannah Nicole Maeher

assistente do vilão livro
©TopSeller

Este livro entra na minha vida quando terminei a minha TBR (to be read), ou seja aquela pilha de livros que compras para ler, momentaneamente. Eu estava à espera que mais 2 livros chegassem às minhas, porque sim ainda prefiro mais ler em físico do que um e-book. E como é que cheguei a esta obra? Bem, eu estou inscrita na plataforma BiblioLED, onde tu podes pedir emprestado e-books ou audiolivros da biblioteca nacional portuguesa. Acontece que este livro, e a sua sequela, estavam no catálogo e por curiosidade decidi fazer a reserva.

Lê Também:
Os 5 melhores livros para leres este outubro

“Assistente do Vilão” segue a história de uma jovem, Evie Sage, que é a responsável por tomar conta da sua irmã mais nova e do seu pai doente após uma enorme tragédia. Ela vai acabar, literalmente, nos braços do Vilão, uma figura perigosa e misteriosa do reino. Este vai-lhe oferecer um trabalho como sua assistente, ao qual Evie acaba por aceitar. Contudo, tudo aquilo que a jovem Evie pensa conhecer não é exatamente a verdade.

Pub

Eu gostei bastante deste livro, e até já li a sua sequela “Aprendiz do Vilão”. Agora estou à espera do terceiro livro, “Accomplice To The Villain”, que está disponível em inglês mas ainda não existe a tradução de português de Portugal.

Posso dizer que adorei as personagem e gosto da tensão entre Evie Sage e o Vilão.

Pub

4 – De Sangue e Cinzas de Jennifer L. Armentrout

de sangue e cinzas jennifer l armentrout livros
© Editora Marcador

Como já referi, este ano tem sido o ano de Jennifer L. Armentrout na minha lista de leitura. Após ACOTAR de Sarah J. Maas, e porque os livros de “Crescent City” são enormes, decidi investir numa outra série. E “De Sangue e Cinzas” é o início de toda esta nova aventura, onde seguimos a história de Poppy, uma jovem que tem o dever divino de salvar Solis dos Atlantianos. Poppy não formar amizades, nem pode se aproximar de ninguém, algo que é muito difícil para ela. Contudo, a sua dá uma reviravolta enorme com a chegada de Hawke, um novo guarda-costas, por quem ela está atraída e ele também.

Lê Também:
Como a Dark Academia se tornou na maior tendência literária viral no TikTok

Posso dizer que “De Sangue e Cinzas” não é exatamente o meu livro favorito de toda esta saga, que neste momento conta com 10 livros publicados entre a história de Poppy e Casteel e a sua prequela. Contudo, coloco este livro na quarta posição porque recentemente li a versão desta obra pelos olhos de Casteel e por isso coloco o primeiro livro desta saga em 4º lugar.

Pub

Existem várias dúvidas sobre como ler esta série, ou se vale a pena ler a série de livros prequela? É assim, se quiseres até podes começar com os livros prequela pois esse já é um capítulo encerrado. Após isso podes começar a ler “De Sangue e Cinzas”. Contudo, para realmente teres a melhor experiência será melhor leres intercalado como a autora o deseja que se faça.


3 – Quicksilver de Callie Hart

quicksilver callie hart livro
©Singular

“Quicksilver” de Callie Hart foi uma surpresa para mim, e estava muito perto de ficar em segundo lugar deste Top 5. Sim, estou um pouco atrasada para este livro que desde o ano passado é um sucesso no booktok. Mas outras vez, este título surge num período em que não tinha mais livros físicos para ler e estava à espera de uma encomenda de mais. E para além disso adquiri recentemente um Kindle em segunda mão e este foi um dos primeiros livros que li lá.

Pub
Lê Também:
5 livros para leres este outono

Esta obra basicamente mistura um pouco de tudo do mundo da fantasia. Tens Fae, tens humanos, tens deuses, assim como vampiros e pessoas que se podem transformar em animais. E para além de magia, também tens alquimia à mistura. Nesta obra seguimos a história de Saeris Fane, uma jovem que tem um talento especial para se meter em sarilhos. Ela para conseguir algum dinheiro, porque vive num mundo em que os pobres quase não têm acesso a nada, ela rouba algo que não devia e acaba por ser castiga. É aí que surge um homem misterioso que a arrasta para um novo mundo repleto de magia.

Eu adorei este livro. O sistema de magia por vezes pode ser um pouco confuso, mas mesmo assim adorei as personagens, tando Saeris e Kingfisher, como algumas secundárias como o pequeno Onyx, ou mesmo Carrion Swift.

Pub

O novo capítulo, “Brimstone” saí a 18 de Novembro na versão em inglês.


2 – Tempestade de Ónix de Rebecca Yarros

tempestade de ónix rebecca yarros livros
© Editora Planeta

O mais recente capítulo desta saga é definitivamente um dos melhores livros de 2025. E agora temos todos de esperar pelo próximo capítulo e sofrer até aí, pois ainda não temos uma data ou título para o próximo livro.

Pub

Se gostas de dragões e um academia militar, esta série é para ti. Nós seguimos a história de Violet Sorrengail, uma jovem inteligente que se vê ligada a dois dragões e a um dos mais poderosos membros da Escola de Guerra de Basgiath. Em “Tempestade de Ónix”, Violet quer descobrir uma cura para os venin para salvar Xanden Riorson, o amor da sua vida. Mas também para proteger aqueles que ela ama.

Lê Também:
Li 12 livros em 2025, estes foram os 5 melhores

Esta obra é uma verdadeira montanha russa, tens momentos onde vais chorar, outros em que te apetecer mandar o livro pela janela e momentos mais quentes. Adoro as personagens desta saga, especialmente Aaric Grayscale. Estou muito curiosa do que possa vir no futuro.

Pub

1 – Os Jogos dos Deuses de Abigail Owen

os jogos dos deuses abigail owen
© Editora Quinta Essência

Na última vez, eu nem estava a meio deste livro e tinha colocado em segundo lugar. Mas agora, “Os Jogos dos Deuses” é o meu livro favorito de 2025. Eu sempre gostei muito de mitologia grega, mas nem sempre gostava dos livros que pudessem ter esta temática. Basicamente este livro mistura “The Hunger Games” com mitologia.

Nós seguimos a história da jovem Lyra que foi abandonada pelos pais após ter sido amaldiçoada por Zeus. Os deuses do Olimpo ainda estão vivos e fazem parte da vida diária dos humanos. No entanto, a cada 100 anos acontece a Contenda, onde os deuses escolhem um mortal para representar cada um para entrar em jogos mortais. Qual é o objetivo? O mortal que ganhar faz com que o deus que representa seja o próximo governante dos deuses.

Lê Também:
Os Meus 5 livros favoritos de 2025, até agora

Mas quando Hades decide entrar nesta Contenda tudo muda, especialmente quando este escolhe Lyra para o representar.

Adorei a representação dos deuses, mas especialmente a relação entre Lyra e Hades. O final chocou-me e estou ansiosa pelo próximo livro. A sua sequela, “The Things Gods Break” sai no dia 21 de Outubro em inglês. Mas as traduções podem demorar um pouco mais tempo.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *