© Vitalii Stock via ShutterStock (ID: 2385549977)

União Europeia torna obrigatório o uso deste importante acessório

A União Europeia está empenhada em evitar o desperdício eletrónico e obriga todas as marcas a utilizar portas USB-C.

Sumário:

  • Todos os anos são desperdiçadas várias toneladas em aparelhos eletrónicos, incluindo cabos;
  • A União Europeia começou a lutar contra este problema desde 2022;
  • A partir de agora todos os aparelhos vendidos dentro da UE devem ter porta USB-C.
Lê Também:
O polémico filme com Bradley Cooper e Lady Gaga acaba de chegar à Prime Video

Desde sábado passado (28 de Dezembro), todos os pequenos e médios dispositivos eletrónicos portáteis vendidos na União Europeia devem ser compatíveis com portas USB-C. Esta mudança histórica visa reduzir o desperdício eletrónico e simplificar a vida dos consumidores, que deixarão de precisar de carregadores diferentes para smartphones, tablets, câmaras, auscultadores, consolas e outros aparelhos.

A nova legislação, aprovada pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-membros em 2022, exige que fabricantes de dispositivos adotem o USB-C como padrão de carregamento. Além disso, os consumidores terão a possibilidade de optar por não receber um carregador novo com cada aparelho que comprarem, promovendo ainda mais a redução de resíduos.


Uma luta que já não é de agora

iphone usb-c
© Bucsa Nicolae via Shutterstock / ID 2360227037

Anna Cavazzini, presidente da Comissão do Mercado Interno e da Proteção do Consumidor do Parlamento Europeu, destacou que estas regras representam “um passo decisivo para a conveniência dos consumidores e a responsabilidade ambiental”. De acordo com Cavazzini, a medida visa combater as toneladas de resíduos gerados anualmente por carregadores descartados, com uma economia estimada de 250 milhões de euros para os agregados familiares da UE, graças à eliminação de carregadores desnecessários. No entanto os fabricantes terão um prazo mais alargado para se adaptarem às novas normas, que entrarão em vigor a 28 de abril de 2026.

Embora a decisão afete todos os fabricantes de dispositivos, o impacto será mais significativo para empresas como a Apple, que inicialmente se opôs à padronização, alegando preocupações relacionadas com a inovação. No entanto, a gigante tecnológica já começou a transitar para o USB-C nos seus produtos, cumprindo assim a diretiva da UE.

A regulamentação foi alvo de resistência por parte da indústria tecnológica, que durante anos evitou a padronização, defendendo a necessidade de diversidade nas tecnologias de carregamento. Apesar disso, a decisão reflete uma aposta da UE em soluções práticas que beneficiem os consumidores e o ambiente.

É uma medida que vai resultar?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *