WhatsApp deixa de funcionar nestes smartphones nos próximos dias
Chegam más notícias para quem ainda utiliza smartphones mais antigos. O WhatsApp deixou oficialmente de ser compatível com vários modelos lançados em 2016, incluindo equipamentos populares da Xiaomi, Samsung, Huawei, HTC, Sony e até a Apple. A decisão, anunciada pela Meta, segue a política habitual da empresa. Ou seja, sempre que surgem novas funcionalidades e atualizações de segurança, alguns dispositivos deixam de conseguir acompanhar as atualizações.
Porque é que o WhatsApp deixa de funcionar nestes modelos?

Segundo a Meta, há requisitos mínimos que garantem o funcionamento correto da aplicação. Ou seja, requisitos que incluem capacidade de processamento, versões de sistema operativo superiores e tecnologias que asseguram a proteção dos utilizadores. No entanto, muitos smartphones antigos já não conseguem cumprir estas exigências, tornando-se incompatíveis com as melhorias introduzidas na plataforma. Além disso, com sistemas desatualizados, aumentam as vulnerabilidades.
Como funciona o processo de descontinuação?
A empresa não desativa a aplicação de um dia para o outro. Antes de cortar o acesso, o WhatsApp envia notificações a alertar para a necessidade de atualização do sistema operativo. Só quando o dispositivo já não permite instalar versões recentes é que o suporte é definitivamente terminado. Assim, a perda de acesso ocorre de forma gradual: primeiro deixam de surgir novas funcionalidades, depois cessam as atualizações de segurança e, por fim, a app torna-se inutilizável.
Os oito modelos que deixam de ter WhatsApp
Entre os smartphones que perdem suporte este mês encontram-se vários modelos muito vendidos em 2016. A lista completa é a seguinte:
- Huawei Mate 9 Pro;
- Samsung Galaxy S7;
- Xiaomi Mi Note 2;
- HTC 10 evo;
- Sony Xperia XZ;
- Xiaomi Mi 5 Pro;
- Samsung Galaxy C9 Pro;
- iPhone 6s.
E quem tem um destes modelos?

Embora o WhatsApp deixe de funcionar, o maior problema prende-se com a segurança. Sem atualizações, os smartphones tornam-se vulneráveis a malware, falhas críticas e violações de privacidade. Além disso, muitas funcionalidades essenciais da aplicação, como encriptação e proteção de mensagens, deixam de ser garantidas. Para quem tem um destes modelos, resta praticamente uma única opção: comprar um novo smartphone.
Além disso, apostar num equipamento mais recente garante não só acesso às novas funcionalidades do WhatsApp, como também maior autonomia, câmaras superiores e sistemas operativos mais seguros.
Assim sendo a mudança de telemóvel pode ser aborrecida, mas o processo é mais simples do que parece. Antes de trocares de smartphone, basta:
- Fazer backup das conversas para a cloud (Google Drive ou iCloud);
- Garantir que o novo dispositivo tem espaço suficiente;
- Associar o mesmo número ao reinstalar a app.

