PES 2018 (PS4) | Análise

 

A época de futebol está a começar em grande e PES 2018 tenta conquistar as nossas consolas. Conseguirá inovar em relação ao ano passado?

O desporto Rei está de volta e com ele chega ao mercado os videojogos que tentam tornar, de forma cada vez mais realista, a experiência que é este desporto. Este ano PES 2018 traz várias melhorias em relação ao ano passado.

Começando pelo que salta à vista, PES 2018 dá um bom salto em termos gráficos, não só nos estádios e público, mas também nos movimentos dos jogadores, principalmente nos movimentos característicos. É mais fácil reconhecer certos jogadores ou sentir que certos movimentos são os corretos para aquele momento. A isto aliam-se boas caracterizações de muitos jogadores e apenas é pena que as equipas não sejam oficiais na sua grande maioria. No entanto, todo o ambiente no estádio e o detalhe de publicidade à volta do relvado dão um toque realista muito bem conseguido. Se jogarem em 4K, então aí PES 2018 consegue ser ainda melhor. Infelizmente, em termos de gráficos, parece estranho os menus de PES 2018 parecerem tão antigos. Não que tal estrague qualquer momento de jogo, mas parece estranho.

Lê Também:   Jogos a Não Perder | Setembro 2017

 

Na parte sonora PES 2018 cria um bom ambiente, com o público quase sempre a responder de forma realista ao que está a acontecer. Os comentários originais estão bons e enquadram-se bem na grande maioria dos acontecimentos. No caso dos comentários portugueses existe sempre uma sensação de que não parecem tão realistas e a verdade é que ao fim de algum tempo se tornam mais repetitivos do que os originais. Claro que este é um problema já normal nos jogos de futebol, mas gostava de ver melhorias significativas neste aspeto.

No entanto, o que realmente interessa é a jogabilidade e nesse aspeto PES 2018 traz uma evolução significativa. Em primeiro lugar temos os guarda redes, agora muito mais realistas em todos os aspetos. Os melhores deixarão de ter de forma frequente as falhas do jogo anterior. Serão mais inteligentes e colocam a bola em jogo de forma bem pensada e capaz de nos dar problemas num contra ataque.

Outro aspeto importante, e significativamente diferente, são os passes que agora são mais realistas. Adeus aos passes impossíveis e adeus aos passes que nunca eram bons. PES 2018 atinge agora um meio termo que tem em conta o jogador, o nosso timing, as movimentos e muito mais. A isso junta-se a forma como os jogadores protegem a bola, principalmente os melhores do mundo. Ronaldo e Messi, por exemplo, raramente perdem a bola nos níveis de dificuldade mais altos. Protegem, levam-nos a fazer falta, são inteligentes e usam o corpo para ganhar vantagem. Tudo isto aumenta o desafio e também a necessidade de jogarmos de forma mais lenta e inteligente.

É verdade que a inteligência artificial poderia estar melhor, mas em tudo o resto que acontece dentro do campo, PES 2018 está mesmo muito bom. O jogo está mais realista e mais lento, mas ao mesmo tempo está mais divertido. O realismo e a estratégia necessária nas dificuldades mais altas conseguem elevar este PES 2018 a ser, provavelmente, o melhor de sempre da série.

Fora de campo a questão é diferente. PES tem dois problemas crónicos. O primeiro está no facto de as equipas que mais gostamos não estarem licenciadas, com excepção de muito poucas. Esta falha quebra o realismo para quem o procurar. Se tal não for um problema, melhor, mas quem quer tudo como na realidade, tem aqui um problema que PES ainda não conseguiu resolver. A isto junta-se o outro problema que se fala nos últimos anos: PES precisa de novos modos de jogo. Este ano, temos a adição do jogo Random, em que o jogo cria duas equipas, com jogadores aleatórios para podermos jogar. Este modo de jogo, se estiverem a jogar com amigos, é a grande adição do ano. Divertido e capaz de proporcionar grandes momentos e muitos desafios, será capaz de vos ocupar durante muito tempo. No entanto sente-se que no resto falta algo, falta mais.

Globalmente, PES 2018 é um fantástico jogo dentro de campo. Realista, intenso e coerente. As suas falhas estão fora dos relvados, nas licenças das equipas e nos modos de jogo que poderiam ser melhores. Se tais problemas não vos incomodam ou são um mal menor, então de certeza que gostarão de PES 2018 que é, muito provavelmente, o melhor PES de sempre.

Luís Pinto

 

HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS

PS4:

  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:

  • LAIQ Glow
PES 2018

Game title: PES 2018

Game description: A época de futebol está a começar em grande e PES 2018 tenta conquistar as nossas consolas. Conseguirá inovar em relação ao ano passado?

  • Jogabilidade - 92
  • Gráficos - 87
  • Som - 79
  • Modos de jogo - 80
85

RESUMO

O MELHOR: Divertido e realista. Grande melhoria em relação ao ano anterior.

O PIOR: Faltam melhores modos de jogo. Equipas não oficiais.

EDITORA: Konami

PLATAFORMA: PlayStation 4

Sending
User Review
4.6 (5 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)

One Response

  1. El Tanque 18 de Setembro de 2017

Leave a Reply

Sending