“Da Vinci’s Demons” T2E09 – Em análise (SPOILER ALERT)

Fora de Série: episódio 42

Da Vinci’s Demons – 2×09: “The Enemies of Man”

A um episódio do final, “The Enemies of Man” trouxe-nos uma boa dose de emoção, novas revelações, mas também novas questões, deixando em aberto uma finale emocionante.

O episódio começa com o regresso de Leonardo à “sua” Florença, mas o que ele encontra está longe de ser a sua bem-amada cidade. O caos é total, as forças de Roma tomaram conta da cidade, com o Duke Federico à cabeça. A população é feita prisioneira desta nova governação, são torturados e as mulheres violadas. As ruas estão sujas e tumultuosas e Da Vinci é também detido pelos guardas deste novo poder. O olhar de Da Vinci ao ver a desgraça de Florença é inconsolável.

Nico, também, é feito prisioneiro e mais uma vez se afirma como um novo Nico, mais maduro e destemido ao defender, no cativeiro, Vanessa de um potencial violador. Nico não tem medo de dar a cara à luta e ainda mobiliza a solidariedade dos restantes prisioneiros para a sua causa. Avizinha-se que se torne num adulto com grandes capacidades manipulativas.

Da Vinci's

No entanto, Zo nunca deixa Leonardo ficar mal e agora com a ajuda no novo e espirituoso amigo Amerigo salvam Leo do cativeiro, assim como Carlo que se encontrava na mesma cela. Em liberdade Leonardo desafia este novo poder instalado em Florença, o que culmina com uma luta de espadas com o Duke Federico, na qual Leo tira partido do “handicap” do Duke e da sua grande astúcia e ambidestria para o vencer. Sendo a poderosa Clarice a dar o golpe final!

Entretanto em Nápoles Lorenzo revela ser um líder fraco e submisso, que será incapaz de salvar Florença. Riario seguiu o seu caminho neste regresso do Novo Mundo e já não está ao lado de Da Vinci. Ele volta introspectivo e coloca em causa muito do que tem sido a sua vida e os ideais que tem servido. Num momento forte vemos Riario a pedir absolvição ao verdadeiro Papa, que se encontra cativo e de seguida comete suicídio. Contudo, não é bem sucedido, alguém o resgata da morte e assim ficamos a conhecer “os inimigos do homem”, uma espécie de ordem que se movimenta nas sombras e conspira contra os Filhos de Mitra. Irá Riario entrar numa nova e perigosa aliança?

No final do episódio temos outra chocante revelação: Carlo é também um desses inimigos e se até aqui parecia poder ser um novo aliado para Leonardo acaba por revelar a sua verdadeira identidade e ataca o nosso artista, assim como o Mestre Verrochio. Ficámos a saber que quem acompanhou a mãe de Leronardo ao novo Mundo e a traiu foi Carlo e vivemos um dos momentos mais comoventes da temporada ao ver Verrochio a sucumbir ao ataque do bastardo Médici, com Leonardo sempre a seu lado, também gravemente ferido, ambos no meio do seu atelier em chamas.

Chega a ser difícil acreditar que estamos a chegar ao fim da temporada com tantas respostas ainda em falta, pelo que para a finale ficam as expectativas em alta.

Powered by: APS Portugal / Da Vinci’s Demons Portugal 

0 thoughts on ““Da Vinci’s Demons” T2E09 – Em análise (SPOILER ALERT)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *