Do Livro à Tela – A Guerra dos Tronos – 4ª temporada

 

 

gloria dos traidoresDo Livro à Tela 

A Guerra dos Tronos

4ª temporada

Quando, há alguns anos, comecei a ler esta saga, a série era uma miragem, tal como tudo o que daí advém. Hoje a saga “As Crónicas de Gelo e Fogo”, mais conhecida por “A Guerra dos Tronos”, é um fenómeno mundial a uma escala que, talvez, nenhuma outra série conseguiu alcançar.

O que torna esta série tão boa, será tema de discussão mais para a frente, noutro artigo (fica prometido), mas o que por agora devemos dar como óbvio é que os fãs estão rendidos a um enredo capaz de surpreender a qualquer momento, alterando a forma como nós vemos uma história.

Hoje, no entanto, vamos apenas focar-nos na 4ª temporada, que cobre grande parte do livro “A glória dos traidores” e ver até que ponto a série foge da história original, limitada por cerca de  9 horas de série por temporada, muito tem de ser reduzido, muito é alterado, e é impossível que não seja. Mas quais são as principais diferenças? Até que ponto algumas mudanças podem mudar definitivamente a história em relação aos livros?

E sim, claro, contém spoilers! Por isso, se ainda não leram os livros, ou não querem ter pistas sobre o que ainda está para vir, pensem duas vezes antes de continuarem.

A Guerra dos Tronos T2 em Maratona no Syfy HD II

1 – a primeira diferença está no facto de Jaime chegar a Porto Real antes da morte de Joffrey, seu filho. Esta pequena alteração serviu, provavelmente, para criar mais drama no momento em que Joffrey morre, com Jaime a sentir-se impotente, mas também para começar mais cedo a delinear o afastamento entre Jaime e Cersei, e o facto de Jaime acreditar sempre na inocência de Tyrion.

 

Bran-GOT4

2- Durante a série, com especial fulgor para o último episódio, Bran controla a mente de Hodor. No livro estas situações também acontecem, mas de forma diferente. O que temos no livro é uma luta mental, entre Bran e Hodor que não aceita a invasão, e também com Bran a não gostar de o fazer. Na série pode ficar a sensação que Bran o faz com facilidade e impunemente, mas não o faz, sendo apenas um último recurso, e aumentando a fragilidade de um rapaz que não aceita totalmente tudo o que pode fazer, e que provavelmente o limitará no futuro.

3- Yara tenta salvar o seu irmão Theon na série. No livro tal não acontece. Esta alteração é muito simples, e serve apenas para demonstrar um lado que Yara nunca demonstrou no livro. Aliás, Yara (no livro chama-se Asha) nunca tentou salvar o seu irmão neste livro. Vendo bem, para quê arriscar a vida por um irmão de quem nem gosta muito e que poderá já estar morto, numa missão que é, no mínimo, suicida? O resultado é uma batalha que não faz grande sentido e na qual vemos soldados experientes e armados a fugirem de cães…

4 – A história de Bran e a forma como acaba nesta temporada é talvez o ponto mais importante deste nosso artigo… A questão é muito simples: e agora? O que acontece é que a série, para não nos deixar muito tempo sem sabermos nada sobre Bran , como acontece nos livros, salta em frente e mostra-nos Bran a chegar até ao Corvo dos três olhos… que é o exato momento em que Bran fica nos livros que saíram até agora (muito mais à frente na história). Posto isto, todos os leitores devem estar a fazer o mesma pergunta, porque sem o próximo livro a sair antes da próxima temporada (esperamos que seja lançado antes, mas será difícil), o que acontecerá na próxima temporada? Deixaremos de ver Bran para não termos spoilers na série? Ou será que a série passa os livros e vamos ficar a saber acontecimentos que preferíamos ler primeiro?

Lê Também:   Este é o ponto de situação da desejada renovação de O Problema dos 3 Corpos da Netflix

 

game-of-thrones-22the-children22

5- Brienne contra o Cão de Caça – Na série, somos brindados no último episódio com esta luta que volta a redefinir o futuro de Arya. No livro tal nunca acontece, mas a parte importante não é a existência de uma batalha. A diferença está no facto de Brienne e Pod saberem que Arya está viva. No livro todos acreditam que está morta e ninguém a irá procurar. Brienne está exclusivamente à procura de Sansa. Esta pequena diferença agora, poderá ser muito importante no futuro.

 

got-game-of-thrones

6 – A morte de Jojen Reed é mais um momento dramático do último episódio… e não acontece nos livros. A verdade é que Jojen está vivo (pelo menos não lemos sobre a sua morte, apesar de sabermos que irá acontecer) e a HBO, provavelmente, decidiu brindar-nos com mais um spoiler do próximo livro.

7- No último episódio desta temporada, Cersei conta toda a verdade ao seu pai, que depois acaba por morrer com duas setas no peito. Revela a verdade sobre os seus filhos e a relação que tem com Jaime num momento de grande tensão, para depois correr para Jaime provocando um momento de grande perigo… De um ponto de vista crítico e tendo por base a personalidade da personagem, esta é, provavelmente, a pior alteração feita na adaptação para a TV, pois Cersei nunca iria colocar os seus filhos em perigo ao contar a verdade ao seu pai de quem nem confia. Mesmo sabendo que o seu pai nunca iria trair a sua família, a verdade óbvia é que a personalidade de Cersei não encaixa com esta decisão, e muito menos com a seguinte sedução a Jaime que os colocaria em perigo (e claro, aos seus filhos).

 

Tyrion and Varys

8- A fuga de Tyrion, e consequente morte de Tywin é um dos grandes momentos da série, no entanto está mesmo muito diferente do livro, e inevitavelmente mais fraco. São várias as diferenças, começando pela conversa entre Jaime e Tyrion, em que Jaime revela que Tysha, primeira mulher de Tyrion, não era afinal uma prostituta. De seguida, Tyrion torna seu objetivo encontrar a sua primeira mulher e foge de Porto Real, mas não sem antes revelar a Jaime que Cersei lhe é infiel (definindo o derradeiro afastamento dos gémeos) e num ataque de fúria, admitir a Jaime que foi ele quem matou Joffrey, mentindo… a seguir, Tyrion mata o seu pai, mas não pela razão dada na série. No livro o impacto é muito mais forte e mais dramático, visto que Tyrion mata o seu pai porque agora sabe a verdade sobre Tysha, a rapariga com quem casou na adolescência e que Tywin afirmou ser uma prostituta contratada por ele para dar prazer ao seu filho adolescente (Tywin nunca aceitaria o casamento do seu filho com uma banal rapariga do campo). Para dar uma lição ao seu jovem filho, Tywin obriga-o a ver a sua mulher a ser violada por vários soldados, marcando, definitivamente, a adolescência de Tyrion e a sua personalidade… e o resto é simples. Quando Tyrion sabe a verdade, decide encontrá-la, mas primeiro irá matar o seu pai. Não tendo na série o objetivo de encontrar Tysha, o que fará Tyrion?

Lê Também:   Este é o ponto de situação da desejada renovação de O Problema dos 3 Corpos da Netflix

 

468px-Nights_king

9 – Este foi o momento que os leitores não esperavam… Até agora, todos aqueles que já tinham lido os livros, limitaram-se a reviver momentos e ver diferenças, mas de repente, a série oferece-lhes um spoiler enorme e que depois foi, sem intenção, confirmado no resumo disponibilizado pela HBO sobre o episódio. A referência a Night King confirmava que aquele Caminhante Branco era diferente dos outros, era o líder (não sabíamos que havia um líder), e sabemos quem é, pois nos livros já lemos histórias suas. Agora já sabemos, bem antes de tal ter sido confirmado nos livros…

 

Catelyn-Stark

10 – Pois é… confesso que também eu esperava aqueles últimos segundos desta temporada em que Catelyn Stark voltaria dos mortos, sedente de vingança. Catelyn não regressou e muitos já dizem que não voltará. Nós continuamos um pouco na dúvida, e acreditamos que voltará, mas mais tarde. A verdade é que tal omissão até se percebe, pois após o seu regresso, Catelyn quase não aparece, o que poderia ser estranho numa série que terminaria uma temporada de forma brutal, para na temporada seguinte quase não mostrar a sua personagem ressuscitada. Acreditamos que voltará, achamos que deve voltar, mas quando? Isso não sabemos…

 

11- Acabamos este artigo com um momento que advém da primeira diferença que falámos: Jaime chega a Porto Real antes de Joffrey morrer. Nos livros tal não acontece e vemos Jaime a confortar a sua irmã assim que chega à capital. Este é um momento marcante para a personagem de Jaime, que regressa finalmente para a sua família e para o seu amor, que agora chora a perda do filho. Na série, surpreendentemente, somos brindados com uma violação que ninguém esperava, e que não encaixa na personalidade de Jaime, que coloca a sua irmã à frente de qualquer interesse ou de qualquer Deus.

 

Game of Thrones move uma multidão impressionante de fãs. E não se limita a movê-lo para a frente da TV… as pessoas vibram, sentem e sofrem. Basta vermos os vídeos de reações ao Casamento Vermelho para percebermos que estamos num novo nível e que irá mudar, para sempre, a forma como se criam enredos. Por agora resta-nos aguardar pela nova temporada e pelo novo livro. As diferenças existem e seria impossível se tal não acontecesse. A questão é até que ponto tais diferenças podem culminar em dois finais distintos. Inevitavelmente, os livro estão num patamar superior e são totalmente aconselhados a quem vê a série, pois perceberão que existe muito mais mundo do que aquele que a HBO consegue colocar em cada temporada. Sobre as diferenças, serão sempre tema de discussão, e se temos de aplaudir o trabalho da HBO em tornar esta série possível, também questionamos algumas decisões, e queremos ver no futuro o porquê de algumas diferenças.

E vocês, o que acham destas alterações?

LP

 

One thought on “Do Livro à Tela – A Guerra dos Tronos – 4ª temporada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *