Gotham | Segunda Temporada, Primeiras Impressões

[Contém Spoilers]

A segunda temporada de Gotham já estreou. Apresentamos as razões e os possíveis cenários nos novos capítulos desta série baseada nos personagens da DC Comics.

O showrunner de Gotham, Bruno Heller já avisou que esta nova temporada irá trazer a ascensão dos vilões. E aqui o nome Joker, ou se preferir, um Joker em construção, é um dos nomes que ocupam a linha da frente no que a malvadez diz respeito. Depois de uma breve aparição num dos episódios da primeira temporada, numa passagem que deixou alguns mistérios pelo caminho, tudo aponta para que se dê mais espaço a Jerome Valeska. A ideia em si é excitante, irá abrir novas storylines, e Gotham bem precisa deste refrescamento, para colocar esta série num patamar que teve dificuldades em atingir devido ao extenso elenco de personagens que passaram pelos vários episódios da primeira temporada.

gotham
Jerome Valeska

Lê Também: Gotham | Robin Lord Taylor fala sobre a nova temporada

E que dizer de Bruce Wayne? A transformação está a ocorrer embora de maneira gradual. A descoberta da caverna do super-herói pode trazer um novo interesse a esta personagem que andou bem apagada, e com um vazio de ideias, e que necessita de uma nova lufada de ar fresco para ganhar uma relevância que não teve na última temporada.

A corrupção nas empresas Wayne poderá ser mais um dos caminhos a explorar, uma storyline que foi abordada no decorrer da primeira temporada, embora de maneira atabalhoada, e que trouxe alguma atribulação e perigo ao dia-a-dia deste super-herói, a que se acrescenta a sempre instável relação com Selina Kyle que agora passou para o lado dos vilões.

A não esquecer também o relacionamento de Bruce Wayne com Alfred Pennyworth, uma personagem que também tem sofrido com a falta de protagonismo do seu patrão, mas que tem mostrado alguns traços de personalidade que lhe permitem brilhar, embora de forma ténue, por breves instantes.

gotham-2
Bruce Wayne

Um dos destaques da primeira temporada foi sem sombra para dúvidas o desempenho de Oswald Cobblepot e a sua ascensão ao topo do crime em Gotham. Agora tem um grande alvo nas suas costas e uma pressão imensa sendo estes os grandes pontos de interesse da sua prestação na segunda temporada. A sua capacidade para sair intacto de qualquer situação de perigo é uma arma que Oswald Cobblepot terá que usar consistentemente se quiser se manter no topo do crime.

Lê Também:   Trailer de Joker: Folie à Deux está a chocar a internet e mostra um lado nunca visto de Joaquin Phoenix e Lady Gaga

É mais do que evidente que o panorama do crime em Gotham alterou-se significativamente. Fish Mooney, Sal Maroni, Carmine Falcone, foram as personagens que animaram ou controlaram o crime na cidade de Gotham na primeira temporada. Agora a pressão está do lado de Oswald Cobblepot e a maneira como irá lidar com este estatuto de rei do crime em Gotham poderá determinar, e confirmar, a sua grande prestação na série.

Gotham
Oswald Cobblepot

Nygma é neste momento uma personagem em transformação. Com o aproximar do desfecho da primeira temporada começou a demonstrar uma grande mudança de comportamento. Não é, nem foi, uma das principais personagens do elenco mas este lado mais sanguinário poderá trazer novos desafios, e novas oportunidades, para ganhar outro brilho em Gotham.

Esta exploração da personalidade bipolar de Nygma não deixa de ser estranha, e em alguns dos casos caricata, não pela comicidade da situação, mas pelo pouco sentido que acrescenta ao enredo, e vem lembrar os episódios mais aterradores de Gotham. Se esta tendência se vai manter não sabemos. Mas este é apenas um exemplo da tremenda confusão criada pelo enredo desta série televisiva. De sanguinário, a bipolar, num estalar de dedos? Até temos receio do que poderá se seguir. De qualquer das maneiras este início de segunda temporada tem provado que este não é um dos melhores caminhos para dar um destaque mais positivo e elevar Nygma para uma posição credível como vilão.

gotham-3
Nygma

A introdução de novas personagens como Theo e Tabitha Galavan, até ao momento um dos aspectos positivos da segunda temporada, demonstra que o crime em Gotham está num cenário de grande agitação. Nathaniel Barnes, é uma das novidades no elenco, e a sua estreia, ainda por fazer, é prometedora visto reforçar a unidade de combate ao crime em Gotham. A sua interacção com o detective James Gordon será fundamental para dar um novo rumo a esta série, tendo em conta o afastamento de Harvey Bullock, veremos se será assim tão definitivo, da polícia. De qualquer das maneiras é esperado que pelo menos estas novas personagens tenham a capacidade de refrescar, com novas ideias, um elenco que deixou muito a desejar na primeira temporada.

Lê Também:   Trailer de Joker: Folie à Deux está a chocar a internet e mostra um lado nunca visto de Joaquin Phoenix e Lady Gaga

LEIA TAMBÉM: Gotham | Primeira temporada em análise

Gotham tem neste momento muitos problemas para resolver. A imensa quantidade de storylines, que transita da primeira temporada, causou confusão, e um enredo demasiado complexo, não tendo contribuído para a criação de personagens suficientemente interessantes ao longo dos episódios. Mas o início da segunda temporada tem sido prometedor e quem sabe não teremos novos motivos para seguir esta série televisiva.

Gotham é transmitido pelo canal Fox às terças-feiras a partir das 22.15h.

 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *