“Orphan Black” T2E09, Em análise

Fora de Série: episódio 44

Orphan Black 2×09: “Things Which Have Never Yet Been Done”

O título do nono episódio da segunda temporada – ‘Coisas que ainda nunca foram feitas’ – deixava antever muitas novidades para as nossas personagens favoritas. Começamos por Sarah, que finalmente vê os clones – ou pelo menos alguns – como família.

Depois de fugir ao sistema, de se atravessar e pôr em causa as intenções da DYAD, de recusar toda e qualquer ligação às “irmãs”, Sarah deu um passo claro no último episódio para mudar o rumo dos acontecimentos. Mas teve pouca sorte. A Rachel, que se está assumir como uma verdadeira vilã (se dúvidas houvesse), consegue trocar as voltas ao “núcleo duro” e enganar toda a gente.

OB

Primeiro, alimenta a morte de Leekie num jacto privado, pensado que este conseguiu escapar e ainda está vivo (boo-hoo), depois dá mais poder a Delphine… Apenas para se aproximar de Kira e pôr o jogo a correr a seu favor. Já aqui disse várias vezes que as cenas de que mais gosto são quando a Tatiana faz de um clone que, por sua vez, faz de outro clone. É simplesmente brilhante como nós percebemos que, embora seja a mesma actriz em todas as situações, esta se comporta como a personagem-base, neste caso a Rachel. Fantástico!

A Marian continua a ser uma carta em branco: não sabemos de onde vem nem para onde vai, mas coisa boa não prepara de certeza… Será que está aberto o caminho para ela ser a vilã da próxima temporada? Ah, é que o cancelamento de Orphan Black nem sequer se equaciona – seria um verdadeiro crime!

Mas a season finale está a chegar e há algumas ideias a reter… E muito a temer.

Em primeiro lugar, as cartas estão na mesa para o derradeiro confronto entre Sarah e Rachel. A “storyline” da Rachel sempre nos encaminhou para isto, mas com a Kira em cima da mesa tudo pode acontecer. Por um lado, a Sarah pode render-se para, pelo menos, se manter junto da filha; por outro lado não me parece que isso aconteça sem que ela, ou alguém próximo dela, tenha uns quantos truques na manga. O súbito desaparecimento do Paul não é inocente… e de certeza que Cal também terá uma palavra a dizer.

Powered by: APS PortugalOrphan Black Portugal