Pixar: Olhar de fora para Inside Out

UPDATE (29/08/2014) | Conheçam a Riley! Eis primeira imagem divulgada pela Pixar, que mostra a protagonista de “Inside Out” em grande plano:

4968

***

Crescer não é um caminho fácil e Riley – uma menina de 11 anos que enfrenta a mudança para uma nova cidade e uma nova escola, quando o pai começa um novo emprego em São Francisco – não é exceção. “Inside Out”, o próximo filme da Disney Pixar tem precisamente lugar no subconsciente de Riley, onde uma equipa de emoções antropomorfizadas decide os sentimentos da rapariga em cada momento, a partir de um painel de controlo semelhante à cabine de comando da nave Enterprise.

Pouco se sabia ainda sobre este mais recente projeto da Pixar até à apresentação do realizador Pete Docter no Annecy International Animation Film Festival, mas “Inside Out” promete mudar para sempre o modo como as pessoas pensam sobre o modo como as pessoas pensam.

Partindo de várias teorias científicas sobre o funcionamento da mente, Docter definiu as cinco emoções humanas primárias: Medo (Bill Hader), Tristeza (Phyllis Smith), Alegria (Amy Poehler), Repugnância (Mindy Kaling) e Raiva (Lewis Black). Esta espécie de “nova versão dos sete anões de Walt Disney”, ajudam Riley a processar novas experiências e a criar memórias, numa viagem épica que implica cruzar áreas como a “Terra da Imaginação”, o “Comboio do Pensamento” ou o “Pensamento Abstrato”. “Tinha a certeza de que alguém já tinha tido esta ideia antes”, conta Docter. No entanto, “estamos a abordá-la com uma perspectiva poética. Não tenta de todo ser algo científico”.

Para Docter, este não só é o projeto mais conceptual da Disney Pixar, como também bastante pessoal e relacionável. O filme é baseado na experiência pessoal do realizador, no crescimento da sua filha e na mudança emocional da infância para a pré-adolescência: “Achei que estava a fazer um filme sobre a minha filha, mas a verdade é que estou a fazer um filme sobre eu próprio e a minha relação com ela. O filme é contado a partir da perspectiva de um pai e sendo pai, fez-me pensar outra vez sobre o modo como cresci, a minha adolescência, o que faço e porquê”, confessa Docter. E salienta: “Há algo que se perde quando crescemos” e “’Inside Out’ explora esta mudança num nível emocional”.

“Inside Out” tem estreia marcada em Portugal para o dia 18 de junho de 2015, sendo antecedida nos cinemas pela curta-metragem musical “Lava”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *