Powerline Devolo 1200+ WiFi ac | Em análise na MHD

 

 

A MHD teve o privilégio de testar a mais recente e poderosa tecnologia em matéria de powerlines. Expandir a rede ethernet, providenciar WiFi onde quer que seja necessário, já era possível, mas agora com o adaptador Devolo 1200+ temos a promessa de velocidades gigabit, bem como streaming de alta resolução, sem fios. 

Recebemos um kit de powerlines Devolo 1200+ que nos permitiu testar a expansão da rede local, o acesso à internet e ficheiros multimédia de alta resolução, via rede eléctrica, no nosso atelier de trabalho, um espaço com 2 pisos e vários obstáculos pelo meio.

Já conhecíamos os adaptadores powerline para 200 Mbs e 500 Mbs. Há muito um must aqui no escritório. A dúvida que se colocava agora era saber até que ponto os novos e revolucionários adaptadores de 1200 Mbs, correspondiam ao que deles se esperava, em termos de velocidades de transmissão, fiabilidade e estabilidade das ligações.

Powerline Devolo 1200+ 14

Poucos são os dispositivos hoje em dia que não requerem um acesso à rede de dados ou à internet. Computadores, telemóveis, tablets, smart TV e respetivas boxes, consolas de jogos, leitores de media e blu-ray, câmaras de filmar e fotografar, alarmes e câmaras de vigilância, sem esquecer a nova geração de relógios, medidores de tensão, iluminação inteligente e uma variedade crescente de dispositivos domóticos, todos eles precisam de rede e/ou net para cumprirem o seu dever.

E obviamente já não é só no escritório, onde tipicamente está instalado o router do operador, que a rede e a internet são necessárias, mas e sobretudo, na sala, nos quartos, no wc, no jardim, enfim, por todo o lado. É claro também que, se poucas são as casas com uma rede ethernet instalada de origem, muitíssimo menos são as que dispõem de tomadas em todos os locais necessários. O wireless tornou-se assim algo de indispensável no dia a dia moderno. Agora trata-se de o fazer acompanhar das maiores velocidades e melhor fiabilidade do sinal, cada vez mais necessárias para fazer face ao crescente número de ligações simultâneas e para a transmissão de conteúdos com resoluções progressivamente mais elevadas e portanto, maior “peso” em conformidade.

Lê também: HBO chega a Portugal através da NOS

As powerlines são a solução mais prática e a Devolo tem estado na linha da frente desta tecnologia. Mas como se comportou então o novo dLAN 1200+ WiFi ac da Devolo?

 

Instalação

Como já tínhamos alguns dispositivos instalados, alguns dos quais iriam ser substituídos durante o teste, o recurso ao Devolo Cockpit, uma app muito útil (disponível para windows, mac, ios ou android) e que já usávamos, ajudou-nos a monitorar todo o processo. A ligação das duas powerlines é para começar uma tarefa muito simples, de poucos minutos, bastando ler previamente o guia rápido fornecido, ou, de preferência, a versão online do manual que explica por exemplo, devidamente, o significado das luzes indicadores em cada dispositivo.

devolo 1200

O acesso via ethernet é imediato, sem necessidade de qualquer password. O acesso ao WiFi requer naturalmente a configuração da rede, por exemplo no telemóvel, operação hoje em dia quase banal. Recomendamos, após as primeiras verificações, o update dos firmwares, operação muito simples, especialmente via a referida app (Cockpit). Podemos nela também alterar os nomes dos dispositivos (algo de absolutamente recomendado, se forem vários), tal como as passwords, entre outras operações mais avançadas para fins especiais.

Uma dica a ter em conta é, anotar não só as passwords, como também os security IDs de todos os dispositivos, antes da sua ligação à corrente eléctrica, ou simplesmente os fotografar com o telemóvel. Os security ID’s serão efetivamente necessários para adicionar cada dispositivo na app (a sério que vão gostar de ver o gráfico da vossa rede Devolo em funcionamento). As password … enfim, já sabemos para o que servem.

Powerline Devolo 1200+ 13

O Devolo 1200+ Powerline Starter Kit é composto por dois dispositivos, um que deve ser ligado diretamente ao Router, e ligado numa tomada eléctrica perto dele e um segundo, que integra o acess point WiFi e que permite ainda a ligação duma tomada eléctrica no próprio dispositivo. Esta situação, por estranho que possa parecer, é bastante mais eficaz que ligar fichas eléctricas numa tomada ao lado da powerline. As taxas de transmissão podem alterar 2x ou 3x, algo que pode ser facilmente verificado por experimentação.

Resultados

Para uma primeira instalação, o resultado global pode parecer um quase milagre a nível da comodidade alcançada. Para a MHD contudo, as powerlines já não eram propriamente uma novidade, nem tão pouco as da Devolo.

A primeira impressão foi, todavia, a duma enorme satisfação, quando todos sofregamente se agarraram ao telemóvel em busca da nova rede. O WiFi do Devolo 1200+ WiFi AC é na verdade bem mais potente e com maior alcance do que qualquer dos anteriormente testados. E com menor consumo, algo não propriamente desprezável hoje em dia, com o preço da electricidade a aumentar em vez de diminuir (8 watts em média enquanto em uso e somente 2 watts em repouso).

Todos os dispositivos ligados, e foram vários, acederam à primeira, excepto durante os breves instantes enquanto um dos dispositivos já tinha sofrido o update de firmware e o segundo ainda não. Assim que ficaram ambos atualizados (na mesma “página”), tudo regressou ao normal. O sinal WiFi atingiu os 5 “palitos” num raio de vários metros, incluindo no exterior próximo bem como num piso diferente, onde foi possível a ligação embora já com 2 em vez de 5 palitos. No essencial, importa sublinhar, este WiFi chegou a locais anteriormente na “escuridão” completa.

devolo 1200

Uma PS4 funcionou também na perfeição, quer via ethernet, quer via WiFi, sempre com sinal forte e sem sintomas de interrupção.

O streaming de ficheiros de alta resolução, a partir de servidores instalados na rede e que sempre foram uma das provas mais contingentes, mostrou-se também mais estável e com grande fluidez. Mesmo considerando não terem sido atingidas as velocidades máximas, de um gigabit, no cockpit, algo que depende naturalmente das distâncias dos troços eléctricos percorridos e da qualidade da instalação eléctrica, entre outros fatores, tivemos sempre velocidades suficientes para a reprodução dos ficheiros mais pesados, como mkv p.ex. com muitos gigabytes, de resoluções 1080p, de ficheiros audio de 96kHz/24bit e 192 kHz/24bit, e até alguns pequenos videos 4k captados pela nossa câmara de filmar.

Lê também: Netflix chega a Portugal já em outubro

Nos PC (e Macs), o WiFi quase não se distinguiu da ligação ethernet, o que só abona em favor do primeiro. Mesmo quando carregámos ao máximo o Devolo 1200+ WiFi AC, com vários clientes wireless ligados, ambas as portas ethernet a servir em forte utilização 2 Macs e com a tomada eléctrica igualmente preenchida com mais de 1000 Watts de carga electrica, a rede continuou a fornecer velocidades mais que necessárias e sobretudo sempre com uma grande estabilidade e fluidez, uma das melhores características deste novos modelos.

  • O Powerline WiFi AC Starter Kit é composto por:
    • 1 Devolo dLAN 1200+
    • 1 Devolo dLAN 1200+ WiFi AC
  • Preço: 189.99€

Conclusão

Tendo ainda em conta que esta tecnologia pode ser encontrada sob a forma de vários modelos e preços, desde o Kit Devolo 1200+ WiFi ac (o kit em teste) por 189,90 euros, um Adaptador Devolo 1200+ WiFi ac adicional por 129,90 euros e um Adaptador Devolo 1200+ adicional (sem WiFi) por 74,90 euros, estas powerlines são, em nossa opinião, a melhor opção de momento, para utilizadores mais exigentes ou para quem pretenda riscar das suas preocupações as expansões do WiFi em casa ou no seu small office. Recomendado.

RR

Normas IEEE 802.3, IEEE 802.3u, IEEE 802.3ab, IEEE 802.3x, IEEE 802.3az, IEEE 802.11 a, b, g, n, ac (2.4 / 5 GHz concurrent) , IEEE 1905.1, IEEE 802.1p, IEEE 1901
Auto MDI/X
WiFi Alliance
HomePlug
Protocolos CSMA/CA (Powerline)
Velocidade de transmissão WiFi 867 (mbps, 2×2 MIMO/ 5 GHz), WiFi 300 (mbps, 2×2 MIMO/ 2,4 GHz)
Ethernet 10/100/1000 (mbps)
Powerline 200/500/600/1200 (mbps)
Alcance (em m) Powerline: 400
WiFi: 300
Segurança WPA/WPA2
WPS PIN, WPS PBC
MAC-Address Filter
WiFi Time Schedule
128 Bit AES
Botão Pairing
WiFi on/off
Reset Parâmetros de Fábrica
Potência de saída para tomada integra 16 A
Ligação dos dispositivos 2 x Ethernet RJ45
2×2 for 2,4 + 5 GHz concurrent / 4 x Antenna
Consumo de energia
Máximo W/A: 10,4 / 0,1
Típico W/A: 8,1 / 0,1
Stand-By W/A: 2,2 / 0,1
Dimensões (em mm, sem plug) 152 x 76 x 40 (sem tomada)
Sistemas operativos Windows 7 (32 Bit), Windows 7 (64 Bit)
Windows 8.x (32 Bit), Windows 8.x (64 Bit), Windows 8.x Pro (32 Bit), Windows 8.x Pro (64 Bit)
Ubuntu-Linux 12.04 (32 Bit)
MAC OS X 10.6, MAC OS X 10.7, MAC OS X 10.8, MAC OS X 10.9
Additional features Tecnologia WiFi Move

 

devolo 1200



Sobre Rui Ribeiro