Shueisha, a editora das mangas Naruto, Dragon Ball e muito mais

 

 

Muitos reconhecerão nomes como Naruto, Dragon Ball ou One Piece, mas poucos saberão que estas famosas mangas têm uma origem em comum: a Shueisha. 

É natural que o nome Shueisha seja completamente desconhecido para alguém que não tem por hábito seguir as histórias de banda desenhada japonesas, ou como costumam ser chamadas, mangas, e até para apreciadores do género o nome pode por vezes ser estranho. A Shueisha é contudo um nome que impõe respeito no universo das mangas, tanto no país onde se encontra sediada, como a nível mundial, porque ela é, na verdade, a maior editora do Japão, tendo publicado ao longo da sua existência mais de 200 mangas (onde se incluem êxitos mundiais como Dragon Ball ou Naruto), algumas das quais ainda se encontram em desenvolvimento, como é o caso da manga de sucesso One Piece.

LÊ MAIS: Dragon Ball Super | Poster e detalhes sobre a história revelados

A Shueisha foi fundada em 1925 e começou por estar ligada à editora japonesa Shogakukan, mas no ano seguinte tornou-se numa editora independente. Atualmente a editora japonesa publica semanalmente duas revistas dedicadas ao público jovem masculino (Weekly Shonen Jump e Weekly Young Jump), e publica mensalmente cinco revistas, com o mesmo público-alvo (Jump Square, V Jump, Saikyo Jump, Grand Jump e Ultra Jump). As raparigas também têm direito às suas revistas com os seus capítulos de mangas, todas elas publicadas mensalmente (Ribon, Margaret, Betsuma, The Margaret, Cookie, Cocohana, You, OfficeYou). Estas revistas servem basicamente para juntar novos capítulos de várias mangas, fazendo a divulgação de lançamentos recentes e procurando conquistar futuros leitores, mas também permitindo aos leitores habituais a possibilidade de acompanhar a sua banda desenhada favorita todas as semanas ou todos os meses. Quando os capítulos publicados de uma determinada manga atingem um certo número, eles são agrupados e é criado um novo volume da manga.

Como já foi referido, existem imensas mangas publicadas por esta editora, e as mais famosas fizeram a sua aparição através da Weekly Shonen Jump, a revista de manga mais vendida do Japão. Alguns desses casos foram, por exemplo, Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Naruto, One Piece, Capitão Tsubasa (mais conhecido em Portugal por Campeões: Oliver e Benji), Yu-Gi-Oh!, Samurai X, entre muitas outras mangas. Certamente que reconheceram alguns destes títulos, e parte desse reconhecimento deve-se às séries animes (a maior parte com a produção da Shueisha) que nasceram a partir das mangas, e que foram, e continuam a ser, sucessos mundiais. Para além das séries anime, estas mangas conseguem ainda dar origem a outros tipos de adaptações, sendo a mais comum nos dias de hoje a adaptação para filmes live-action.

Shueisha é, sem dúvida, a imperatriz deste grande império das mangas japonesas que tem vindo a expandir-se a uma velocidade incrível para fora do território nipónico. Obviamente que Portugal não ficou de parte, mas sobre isso falaremos num próximo artigo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *