10 Filmes a não perder na Cinemateca Portuguesa em novembro

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Eis a nossa recomendação, dos grandes filmes que passam no mês de novembro na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a casa do cinema do país. 

Os bilhetes para as sessões podem ser adquiridos na bilheteira da instituição ou aqui.

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QUINTA-FEIRA, 2 novembro – “Domingo à Tarde” 21h30

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Com a morte de António de Macedo (1931-2017), a Cinemateca Portuguesa decide realizar uma homenagem “In Memoriam” a um dos nomes mais marcantes do Cinema Novo Português. “Domingo à Tarde” fez parte da competição oficial do Festival de Veneza de 1965. O filme conta a história Clarisse, uma mulher com leucemia em estado avançado, que chega ao hospital e conhece Jorge, o director do departamento de Hematologia. Após apaixonar-se por ela, Jorge procura, pela primeira vez, salvar um doente, mas Clarisse morre apesar de todos os seus esforços. Jorge prossegue o seu trabalho, com experiências de rotina, ciente da sua inutilidade. No elenco contam-se nomes como Isabel de Castro, Ruy de Carvalho e Isabel Ruth.




SÁBADO, 4 de novembro – “Empire” – 15h

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Exibido pela primeira vez na sua versão completa de 8 horas e 5 minutos, “Empire” é um dos filmes que encerra o ciclo “O Cinema e A Cidade”.  O filme é extremamente peculiar uma vez que consiste somente num plano fixo do Empire State Building, desde o início da noite de um dia até à três da manhã do outro. O filme foi rodado a 24 imagens por segundo, pensado para uma projeção a 16 imagens por segundo. 



SEXTA-FEIRA, 10 de novembro – “The Volga Boatman” 21h30

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Mais um filme em que a Revolução Bolchevista serve de pano de fundo para aventuras romanescas e românticas, desta vez a história de uma aristocrata, que se apaixona por um camponês. Surpreendentemente para um filme cujo realizador viria a ser um campeão do anticomunismo e ativo colaborador da “caça às bruxas” do período maccarthista, “The Volga Boatman” não assume uma posição antagónica em relação à revolução e, no desenlace, a aristocracia e o proletariado acabarão por se unir. O filme é magnificamente encenado e marcado por um forte erotismo. Esta exibição contará com acompanhamento ao piano o que a torna ainda mais imperdível.




SEGUNDA-FEIRA, 20 de novembro – “Encontros Imediatos de Primeiro Grau” 21h30

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Roy Neary, um empregado de uma companhia eléctrica tem um encontro imediato do 1º grau: vê um OVNI a sobrevoar os céus. Após este acontecimento, que muda a sua vida para sempre, uma inexplicável visão de uma estranha formação de uma montanha atormenta-o. A sua obsessão em descobrir o significado da visão acaba por atormentar o seu casamento. Entretanto, eventos bizarros surgem por todo o planeta. Agentes do Governo têm encontros imediatos do 2º grau – descobrindo evidências físicas de visitantes extraterrestres – com base em veículos militares que haviam desaparecido décadas antes e reaparecem agora em locais invulgares. Roy continua a seguir a sua visão para uma área remota onde ele e os agentes seguem pistas que os levam a um local onde irão por fim ter um encontro imediato do 3º grau – e estabelecer contacto.




QUARTA-FEIRA 22 de novembro – “The Ape” 19h

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O último filme de Boris Karloff para a Monogram, mais uma vez variando em torno de personagens monstruosas. Há mesmo um gorila feroz, mas é a sua pele que o cientistas interpretado por Karloff aproveita, como disfarce para os seus crimes (precisa de colher fluido de espinal medula humana) cometidos por uma “boa causa” (trabalha numa cura da poliomielite, para salvar uma jovem doente). Um novelo moral, portanto, que tem origem num argumento de Curt Siodmak, depois bastante alterado.




SEXTA-FEIRA, 24 de novembro – “O Processo do Rei” 21h30

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Portugal oferecia nesse tempo um estranho espectáculo à Europa. D. Afonso, filho do feliz D. João de Bragança, reinava, era louco e imbecil. A mulher, filha do Duque de Nemours, prima de Luís XIV, ousou conceber o projecto de destronar o marido. A estupidez do rei justificou a audácia da rainha. Apesar de ser senhor de uma força muito além do normal, de ter dormido durante muito tempo com a mulher, foi por ela acusado de impotência, e tendo Marie Françoise adquirido no reino, pela habilidade, o que Afonso tinha perdido pelo furor, fê-lo aprisionar (Novembro 1667) e depressa obteve de Roma uma bula que lhe confirmou a virgindade e lhe abençoou o casamento com o cunhado, Pedro.




SÁBADO, 25 de novembro – “Fantasia” 15h

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O mais ambicioso projeto do mago dos desenhos animados, Walt Disney: um grande filme de animação que dá a ver (e a ouvir) algumas composições musicais célebres, da Pastoral, de Beethoven à Sagração da Primavera, de Stravinski. A primeira é ilustrada com uma divertida história no Olimpo grego e a segunda acompanha a origem do mundo e da vida e a extinção dos dinossauros. E há mais: uma irresistivelmente cómica “Dança das Horas”, dançada por crocodilos e hipopótamos, além da presença convidada de Mickey Mouse como “Aprendiz de Feiticeiro”. A sua exibição acontece na Cinemateca Júnior – Palácio Foz.

Se este filme te interessa, então…




SEGUNDA-FEIRA, 27 de novembro – “Através das Oliveiras” 21h30

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“Através das Oliveiras” centra-se na relação de um realizador de cinema e os seus actores durante a rodagem de um filme no interior do Irão. Os actores interpretam os papeis de um par que se casou pouco depois do tremor de terra de 1992, mas o actor tenta persuadir a actriz que também eles deviam casar. Num longo plano-sequência, em que o único elemento sonoro é o vento a passar pelas árvores, um persegue o outro através dos campos de oliveiras.




SEGUNDA-FEIRA, 27 de novembro – “Holy Motors” 22h

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De madrugada até à noite, algumas horas na existência do Senhor Oscar, um ser que viaja de vida em vida. É alternadamente um abastado industrial, um assassino, um pedinte, uma criatura monstruosa, um pai de família… O senhor Oscar parece desempenhar papéis, interiorizando cada um de forma completa, mas onde estão as câmaras? Está sozinho, acompanhado apenas por Céline, uma senhora loira e alta aos comandos da imensa máquina que o transporta. É como um assassino consciencioso movendo-se de assassinato em assassinato. Persegue a beleza do gesto, do motor da acção, das mulheres e dos fantasmas da sua vida. Mas onde é a sua casa, onde está a sua família, o seu descanso? Holy Motors é exibido juntamente com The Picture House (Emily Richardson, 2010)



QUINTA-FEIRA, 30 de novembro – “Timberjack” 21h30

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Um “western” produzido pela Republic, filmado a cores em cenários naturais no Montana, numa história que cruza vinganças e ressentimentos pessoais com a rivalidade económica entre dois madeireiros. Tem a particularidade de reunir, no elenco, dois rivais do tempo das purgas em Hollywood; Sterling Hayden, remetido à série B pela suas ligações ao Partido Comunista Americano, e Adolphe Menjou, um dos mais exuberantes denunciantes de “vermelhos” no auge das investigações.

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