©2021 MHD

Os 25 Melhores Álbuns de 2021

Se o ano ainda foi de aquecimento, os 25 melhores álbuns de 2021 com que vos deixamos provam que há futuro para a música.

Depois de quase dois anos, já estamos todos fartos dos artigos que começam logo por mencionar a pandemia e o abalo da mesma na cultura. As frases feitas são o novo normal e de fácil contágio. E, por isso, descrevo o ano com mais uma, só para começar. Depois de um 2020 a meio-gás, o setor musical começou a ganhar alguma tração em 2021 (mas ainda dentro do meio-gás). Talvez devido à nova possibilidade de fazer digressões em algumas partes do mundo, os lançamentos relevantes foram maiores em número. Não faltaram bons álbuns, mas poucos foram os que se destacaram pela excelência. Esta particularidade fez de alguns os inegáveis favoritos entre a equipa, estando estes nas primeiras posições da nossa lista.

Isto não quer dizer que não estejamos satisfeitos com o resto da nossa lista. Estamos certos de que tudo o que propomos é meritório do vosso tempo e, acima de tudo, de ser revisitado no final deste ano e de muitos outros que virão. Focámo-nos mais na arte e menos no artista; mais naquilo que daqui a pelo menos cinco anos ainda perdurará e certamente menos em qualquer narrativa ou moda, que vão conquistando e perdendo destaque como variações do vírus. Consideramos que a qualidade artística vem em várias formas. Reconhecemos a inovação e a reinvenção, mas também admiramos a forma exemplar como um álbum trabalha dentro dos limites já estabelecidos. Por último, ao avaliarmos a relevância de um objeto de arte, é também tomada em consideração a sua importância histórica, contextualizando-o no seu tempo e espaço.

Lê Também:
Melhores Álbuns da Década 2010-2019

As preferências e cedências de cada membro da nossa equipa permitiram reunir um corpus inter-geracional e diverso, que, embora concentrando-se no rock alternativo, acabou por cobrir vários projetos de zonas adjacentes. Estende-se desde o pós-punk ao ambiente folk, passando pelo hip-hop vanguardista e a pop e rock mais convencional. Constam não só os álbuns coroados por várias outras publicações, como também aqueles que não vimos mencionados em quase mais nenhuma. A panóplia de géneros está presente não só entre a ordenação, como também nos próprios álbuns, uma tendência que tem vindo a aumentar e que foi central este ano.

2021 foi um ano de colaborações, e não só de géneros musicais. Mais de metade dos álbuns da nossa lista, e as primeiras dez posições em quase toda a sua totalidade, são colaborações. Constam bandas, dos alinhamentos mais singulares aos mais habituais. Assistimos ao regresso de colaborações já estabelecidas e amadas pelo público e outras inéditas, e até com um certo charme de improviso. Num período em que muitos nos sentimos globalmente isolados, a Música, mais do que nunca, necessitou de cooperação. Os colegas animaram-se uns aos outros a continuar e os melhores projetos surgiram quando as pessoas se reuniram para cultivar e tirar partido daquilo que cada um tem de melhor para oferecer.

Melhores álbuns 2021
Black Country, New Road (foto por Bjorn Lebowski)

Também a surpresa caracterizou este ano. Os regressos ansiados de alguns artistas e bandas, ainda que relevantes, não corresponderam exatamente às expectativas colocadas, e outros não podiam ter desiludido mais. Mas também tivemos boas surpresas nos últimos 12 meses. Vimos como bandas, dez anos após a estreia, continuam a trazer-nos o seu novo melhor álbum com cada lançamento. Testemunhámos respeitados veteranos a dar bom uso ao título. Acima de tudo, é um ótimo sinal quando alguns dos álbuns do ano, ou até mesmo o álbum do ano para muitos, são estreias. Mesmo reconhecendo que os últimos dois anos foram atípicos, já irrita estar sempre a ouvir que a música boa (ou o rock, por sinal) está desaparecer. Os extraordinários álbuns de estreia que propomos nesta lista são como um farol que nos deixa, no mínimo, curiosos pelos próximos dez anos de música. Mas primeiro, e sem mais demoras, olhamos para este ano que passou.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.