35 Livros para ler antes das adaptações ao grande ecrã (I)

 

 

Os amantes da leitura estão sempre à procura de um bom livro para ler e Hollywood também. Existem cada vez mais projetos de adaptação de livros ao grande ecrã. Fora as dezenas de projetos que ainda estão em desenvolvimento, a verdade é que muitos deles vão saltar para as telas já no próximo ano.

A Magazine.HD compilou algumas das adaptações literárias a não perder em 2015 e alguns livros para adicionar às prateleiras dos leitores:

 

#1 – The Mortdecai Trilogy | Kyril Bonfiglioli

adaptações

Sinopse: Charlie Mortdecai é um sofisticado e desonesto negociante de arte. Mortdecai atravessa o globo armado apenas com a sua boa aparência e um charme especial, à procura de uma pintura de Goya roubada, que acredita esconder o código para uma conta bancária recheada de ouro nazi (“O Excêntrico Mortdecai”).

Classificação no Goodreads: 4,06/5,0

Sobre o filme: Johnny Depp protagoniza o filme que já estreou por cá. Vê o Trailer de “Mortdecai”.

Data de estreia: 29 de janeiro

 

#2 – Still Alice | Lisa Genova

Still Alice

Sinopse: Uma mulher de 50 anos, com um casamento feliz e três filhos já adultos, é uma reconhecida professora universitária de linguistica que começa a esquecer palavra. Quando lhe são diagnosticados sinais prematuros de Alzheimer, Alice e a sua família vêm os seus laços arduamente testados (“O Meu Nome é Alice”).

Classificação no Goodreads: 4,27/5,0

Sobre o filme: Julianne Moore interpreta o papel de Alice (e está nomeada para um Oscar). Alec Baldwin é o marido enquanto que Kristen Stewart e Kate Bosworth interpretam os seus filhos. Vê o trailer de “Still Alice”.

Data de estreia: 5 de fevereiro

 

LÊ MAIS: O meu nome é Alice, em análise

 

#3 – The Spook’s Apprentice | Joseph Delaney

The Spooks Apprentice

Sinopse: Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e isso faz dele o eleito. Embora Tom seja ainda um adolescente, o Mago aceita-o e dá início à sua aprendizagem para combater os espíritos, os fantasmas e outras criaturas maléficas que rondam à noite. Se Tom for bem-sucedido – e se sobreviver -, será o último aprendiz do Mago (“As Crónicas de Wardstone – O Aprendiz do Mago”).

 Classificação no Goodreads: 3,97/5,0

Sobre o filme: Ben Barnes, Julianne Moore e Jeff Bridges protagonizam o filme, intitulado de “Seventh Son” (“O Sétimo Filho”). Vê o trailer de “Seventh Son”.

Data de estreia: 1 de janeiro

 

#4 – Fifty Shades of Grey | E L James

Fifty Shades of Grey

Sinopse: O bestseller de E L James conta a história da estudante universitária Anastasia que, ao conhecer o enigmático milionário Christian Grey, vê o seu mundo virado de pernas para o ar. A inocente jovem fica surpreendida ao perceber o seu desejo por ele e este também a quer, mas nos seus muito próprios, singulares e controladores termos (“As Cinquenta Sombras de Grey”).

Classificação no Goodreads: 3,70/5,0

Sobre o filme: Dakota Johnson interpreta Anastasia e Jamie Dornan é Christian. Conhece o restante elenco de “Fifty Shades of Grey” aqui.

Data de Estreia: 12 de fevereiro (EUA e Portugal)

 

LÊ MAIS: As Cinquenta Sombras de Grey | Sexo e nudez traduzidos em números

 

#5 – Insurgent | Veronica Roth

Insurgent

Sinopse: No segundo livro da trilogia “Divergent”, Tris e Four são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews, líder da Erudição. O casal parte em busca de ajuda para decifrar o que realmente se passa na sua sociedade distópica (“Insurgente”).

Classificação no Goodreads: 4,15/5,0

Sobre o filme: Shailene Woodley é Tris e Theo James interpreta Tobias. Vê o trailer de “Insurgent” aqui.

Data de estreia: 20 de março (EUA) // 19 de março (Portugal)

 

#6 – True Story: Murder, Memoir, Mea Culpa | Michael Finkel

True Story Murder Memoir Mea Culpa

Sinopse: Livro de memórias do jornalista do New York Times, Michael Finkel, sobre a sua relação com Christian Longo, um assassino condenado e preso em 2002 depois de ser descoberto no México. O criminoso estava escondido e a fazer passar-se pelo próprio Finkel. O jornalista descobriu que Longo estava usar a sua identidade e foi depois despedido pelo New York Times.

Classificação no Goodreads: 3,76/5,0

Sobre o filme: Os atores Jonah Hill e James Franco vão protagonizar o filme que vai ser produzido por Brad Pitt. Vê o trailer aqui.

Data de estreia: 10 de abril (limitado; EUA) // sem data para Portugal

 

#7 – The Longest Ride | Nicholas Sparks

The Longest Ride

Sinopse: Novo romance de Nicholas Sparks passado na Carolina do Norte sobre Sophia Danko, uma estudante universitária que se apaixona pelo jovem cowboy Luke, enquanto noutra parte do país, um homem de 91 anos fica preso num acidente de carro e reflecte sobre o amor da sua vida (“Uma Vida ao Teu Lado”).

Classificação no Goodreads: 4,11/5,0

Sobre o filme: Scott Eastwood e Britt Robertson interpretam o casal mais jovem desta adaptação de mais um livro de Nicholas Sparks. Vê o trailer completo de “The Longest Ride” aqui.

Data de estreia: 10 de abril (EUA) // 9 de abril (Portugal)

 

#8 – The Moon and the Sun | Vonda McIntye

The Moon and the Sun

Sinopse: Este livro de fantasia histórica segue a demanda do Rei Luis XIV que, para tentar atingir a imortalidade, manda capturar uma sereia Fan Bingbing para lhe roubar a vida mas a filha legitima do Rei, acaba por se rebelar contra o seu pai e aliar-se a um guarda para tentar salvar a sereia de um fim trágico.

Classificação no Goodreads: 3,62/5,0

Sobre o filme: A versão cinematográfica contará com Pierce Brosnan na pele do Rei Luis XIV, William Hurt, Kaya Scodelario, entre outros.

Data de estreia: 10 de abril (EUA) // 16 de abril (Portugal)

 

#9 – Child 44 | Tom Rob Smith

Child 44

Sinopse: O primeiro livro da trilogia conta a história de Leo Demidov, um agente da polícia militar dos anos 50 caído em desgraça e que investiga uma série de casos de homicídio infantil cometidos na Russia Soviética (“A Criança Nº 44”).

Classificação no Goodreads: 4,05/5,0

Sobre o filme: Cabe a Tom Hardy interpretar Leo Demidov; Noomi Rapace a sua esposa. O elenco conta também com Gary Oldman,  Joel Kinnaman e Vincent Cassel, este último num papel inicialmente atribuído ao falecido Philip Seymour-Hoffman. O filme é realizado por Daniel Espinosa e produzido por Ridley Scott. Vê o trailer aqui.

Data de estreia: 17 de abril (EUA) // 7 de maio (Portugal)

 

#10 – Far From the Madding Crowd | Thomas Hardy

Far From the Madding Crowd

Sinopse: A jovem rapariga Bathsheba Everdene tem que lidar com as difíceis, e por vezes trágicas, consequências de estar envolvida com três homens diferentes ao mesmo tempo: um pobre pastor, um bravo soldado e um fazendeiro rico.

Classificação no Goodreads: 3,87/5,0

Sobre o filme: No elenco estão nomes como Carey Mulligan, Michael Sheen, Matthias Schoenaerts, Tom Sturridge e Juno Temple. Thomas Vinterberg realiza esta adaptação do clássico homónimo de Thomas Hardy. Espreita o trailer aqui.

Data de estreia: 1 de maio (EUA) // 9 de julho (Portugal)

 

LÊ MAIS: Os 20 Indies que não podem perder em 2015 | Parte I

 

#11 – Madame Bovary | Gustave Flaubert

Madame Bovary

Sinopse: Emma, nascida no seio de uma família da pequena burguesia, foi criada no campo e aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles, um médico de província tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao casamento, a que Emma se sente presa. Revoltada com a sua vida, Emma perseguirá os seus sonhos, com consequências trágicas.

Classificação no Goodreads: 3,62/5,0

Sobre o filme: A adaptação do clássico de Gustave Flaubert ficou a cargo de Sophie Barthes (“Cold Souls”). O filme conta com Mia Wasikowska, Paul Giamatti, Ezra Miller, Logan Marshall-Green, entre outros. “Madame Bovary” já foi diversas adaptado ao grande ecrã, com as obras cinematográficas de Vincente Minnelli e Claude Chabrol entre as mais conhecidas. Rose Barreneche escreve a adaptação, que promete lançar um novo olhar sobre o texto de Flaubert. Vê o trailer aqui.

Data de estreia: Lançamento previsto para o Verão.

 

#12 – Paper Towns | John Green

Paper Towns

Sinopse: O autor de “The Fault in Our Stars”, John Green, conta a história de Q e Margo, amigos de infância unidos por um mistério. Publicado em 2008, “Paper Towns” é um misto de romance e mistério (“Cidades de Papel”).

Classificação no Goodreads: 4,04/5,0

Sobre o filme: Cara Delevingne será Margo e irá contracenar ao lado do ator Nat Wolff, o conhecido Isaac de “The Fault in Our Stars”. O filme será realizado por Jake Schreier. Os responsáveis por adaptar “The Fault in Our Stars” para o grande ecrã também estão de regresso.

Data de estreia: 19 de junho (EUA) // 18 de junho (Portugal)

 

#13 – Me Before You | JoJo Moyes

Me Before You

Sinopse: Will é um jovem rico e bem-sucedido, até sofrer um grave acidente que o deixa preso a uma cadeira de rodas. Will está profundamente depressivo, e contrata a jovem Louisa para cuidar dele. Louisa leva uma vida modesta mas está disposta a provar a Will que ainda existem razões para viver (“Viver Depois de Ti”).

Classificação no Goodreads: 4,31/5,0

Sobre o filme:  JoJo Moyes confirmou já que Emilia Clarke e Sam Claflin irão protagonizar a adaptação do seu romance bestseller. “Me Before You” conta com Thea Sharrock na realização.

Data de estreia: 21 de agosto (EUA) // sem data para Portugal

 

#14 – Maze Runner: The Scorch Trials | James Dashner

Maze Runner - The Scorch Trials

Sinopse:  Depois de escapar do labirinto, Thomas e os Gladers enfrentam um novo conjunto de desafios: a superfície da Terra foi queimada pelo sol e terão que se cruzar com criaturas disformes e novos obstáculos (“Maze Runner: Provas de Fogo”).

Classificação no Goodreads: 3,97 / 5,0

Sobre o filme: O elenco da saga é composto por Dylan O’Brien, Will Poulter, Patricia Clarkson, Kaya Scodelario, Aml Ameen, Lili Taylor, Blake Cooper e Thomas Brodie-Sangster. Wes Ball é o realizador da sequela.

Data de estreia:  18 de setembro (EUA) // 17 de setembro (Portugal)

 

LÊ MAIS: Do Livro à Tela | Maze Runner

 

#15 Black Mass | Dick Lehr e Gerard O’Neill

Black Mass

Sinopse: Whitey Bulger, irmão de um senador dos Estados Unidos, foi um dos criminosos mais famosos da história do sul de Boston. Bulger começou a trabalhar como informador do FBI para derrubar uma família de mafiosos, mas foi traído pela agência, tornando-se um dos homens mais procurados do país. Baseado numa história real.

Classificação no Goodreads: 3,84/5,0

Sobre o filme: O filme é um dos diversos projetos que o ator Johnny Depp está envolvido. Depp interpreta o mafioso Whitey Bulger neste drama realizado por Scott Cooper. Benedict Cumberbatch, Kevin Bacon, Juno Temple, Adam Scott e Jesse Plemons no elenco.

Data de estreia: 18 de setembro (EUA) // 24 de setembro (Portugal)

 PARTE II »»»

Catarina Porfírio

Licenciada em Ciências da Comunicação | Apaixonada por séries, devoradora de livros e de grande parte de cultura pop. Tem a escrita como terapia e um ódiozinho de estimação a quem dá calinadas no Português. De vez em quando pode ser encontrada no Twitter @Cuquinha89

0 thoughts on “35 Livros para ler antes das adaptações ao grande ecrã (I)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *