6 coisas que (possivelmente) não sabias sobre À Procura de Dory

À Procura de Dory tem estreia marcada nas salas de cinema portuguesas para 23 de Junho. A MHD resolveu pois partilhar um conjunto de curiosidades a respeito do novo filme da Disney-Pixar, que certamente não conhecias.

À Procura de Dory é um dos filmes de animação mais esperados de 2016. A sequela do filme À Procura de Nemo foca-se em Dory, a personagem que sofre de amnésia. Mas isso tu já sabes portanto, espreita em baixo algumas curiosidades mais camufladas que a Magazine.HD preparou para ti.

 

VOZES DE LUXO

À Procura de Dory

À Procura de Dory detém um elenco de vozes de luxo, que mais uma vez tem Ellen DeGeneres (The Ellen DeGeneres Show) e Albert Brooks (Aguenta-te aos 40!), como Dory e Marlin. Ed O’Neill (Modern Family) dá voz ao polvo Hank, Kaitlin Olson (It´s Always Sunny in Philadelphia) empresta a sua voz ao tubarão-baleia Destiny e Ty Burrell (Modern Family) dá voz à baleia beluga Bailey. A representar os pais de Dory, Charlie e Jenny, estão ao encargo de Eugene Levy (American Pie, O Reencontro) e Diane Keaton (Annie Hall). Hayden Rolence (Beta Persei) dá vida a Nemo.

 

Ver mais: Do Livro À Tela – Uma nova rubrica MHD

 

PRODUÇÃO OSCARIZADA

À Procura de Dory 2

A realização de À Procura de Dory está ao cargo de Andrew Stanton, vencedor do Óscar para melhor realizador com os filmes À Procura de Nemo (2003) e WALL-E (2008). O filme conta também com música do compositor Thomas Newman, nomeado 13 vezes pela Academia para as categorias de melhor música e de melhor banda sonora, desde o seu trabalho mais antigo em Os Condenados de Shawshank (1994), e mais recentemente em a A Ponte dos Espiões (2015).

 

13 ANOS DEPOIS!

À Procura de Dory 1

Foi em 2003 que À Procura de Nemo chegou aos cinemas e acabou por se tornar numa das mais marcantes e bem-sucedidas animações da Disney-Pixar. Grande parte do sucesso do filme deveu-se muito à coadjuvante que roubou a cena, a esquecida Dory, que deste vez ganha o papel principal.

 

Lê também: Top 10 Personagens Pixar

 

REALIZADOR ATORMENTADO

À Procura de Dory 6

Existiu na mente de Andrew Stanton, e que agora se manifestou,,uma preocupação com Dory. A ideia de sofrer de perda de memória a curto prazo e a forma como isso a afectou não ficou resolvida. Como tal, foi este o ponto de partida para o realizador dar azo à sua imaginação para criar À Procura de Dory.

 

FAMÍLIA COMO TEMÁTICA PRINCIPAL

À Procura de Dory 4

A palavra família em À Procura de Dory é o motor de avanço da narrativa. Dory não se lembra de onde vem, nem de onde os seus familiares podem estar. A sua confusão tem piada mas o realizador consciencializou-se de que existe uma realidade triste neste aspecto, o que o motivou a contar uma nova história.

A história em À Procura de Nemo apresentou Dory como alegre e engraçada – atributos que se aplicam à personagem. Mas deixou-a sem profundidade. Parecia um pouco bidimensional. Percebi que mesmo tendo a sua história completa na minha cabeça, mais ninguém a tinha, incluindo o público. Todos ficaram com boas lembranças dela por ser muito engraçada no filme mas sempre vi isso como uma máscara. Apercebi-me que tinha de mostrar ao público aquilo que lhe aconteceu quando era nova.

Ver também: E se Tim Burton realizasse os filmes da Disney?

UMA MEMÓRIA MARCANTE

À Procura de Dory 5

A história começa um ano depois de Dory e Marlin estarem a viajar pelo oceano à procura de Nemo. A migração das raias mexe com a memória de Dory pois, a experiência é muito parecida ao evento que a separou dos pais há muito tempo. De acordo com o co-realizador Angus MacLane, esta reminiscência marca o início da aventura.

Começa uma missão, tanto interna como externa, para tentar encontrar a sua família. Mas Dory sente que não pode concretizá-la por conta própria e por isso vai falar com a sua nova família, Marlin e Nemo, para ajudarem.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *